O plano prevê que os motoristas que entrarem em Manhattan abaixo da 60th Street, que inclui bairros famosos como Midtown e Wall Street, paguem 9 dólares de pedágio.
Com mais tráfego do que qualquer outro lugar dos Estados Unidos ? cerca de 700 mil veículos entram diariamente em Manhattan ?, Nova York se tornará a primeira grande cidade do país a adotar esse tipo de medida, seguindo o exemplo de outras metrópoles do mundo, como Londres, Estocolmo e Singapura.
Os moradores de Manhattan, uma ilha acessada por túneis sob os rios Hudson ou East ou pontes, argumentaram que o pedágio prejudicaria seus negócios e reduziria a capacidade de seus moradores de se deslocarem ao coração da capital financeira e meca do turismo.
“Acho que tudo em Nova York está extremamente caro neste momento, e adicionar outra taxa é só mexer nos nossos bolsos”, disse o motorista Denis Cruz, de 56 anos, que entra em Manhattan diariamente.
A Aliança dos Trabalhadores de Táxi de Nova York, sindicato que representa 21 mil taxistas, estimou que o plano anterior causaria uma perda de receita de 8 mil dólares (R$ 46,3 mil na cotação atual) por ano para os motoristas, com base na taxa de 15 dólares.
Com o novo plano, os preços variam dependendo da hora do dia, do dia da semana e do tamanho do veículo. Caminhões e ônibus turísticos pagarão uma taxa de 21,60 dólares (R$ 125), enquanto as motos pagarão 4,50 dólares (R$ 26).