A trajetória de José Carlos Dias na luta por direitos humanos é contada na biografia “Democracia e Liberdade”, com lançamento no próximo dia 12, na cantina Pasquale, na Vila Madalena. De autoria de Ricardo Carvalho e Otávio Dias, a obra resgata momentos do advogado na defesa de presos políticos e em passagens como sua participação na Comissão Nacional da Verdade.
Uma das histórias é de quando Rita Lee contratou “o Zé” ao ser presa, grávida, nos anos 1970, por porte de maconha. “Dava um quentinho na alma saber que ele ia me defender no fórum”, escreveu a cantora em depoimento enviado para o livro em 2022, meses antes de sua morte. “[Era] um cara que respirava liberdade e passava isso para a gente”, afirmou ela, que na época acabou solta e inocentada.
Luís Carlos Prestes (1898-1990) aparece na obra pelo convite a Dias para se candidatar a deputado federal nas eleições de 1982 pelo Partido Comunista Brasileiro. O advogado rejeitou a proposta feita por um intermediário afirmando que não poderia concorrer porque “nem comunista” era. Deixou de se enveredar pela política, optando por continuar na advocacia e na militância pela sociedade civil.
Dias, entre outros vários cargos ao longo da vida, foi ministro da Justiça durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Uma foto na biografia mostra os dois com Ulysses Guimarães e André Franco Montoro em visita ao ABC paulista na época das greves dos metalúrgicos (1979-1980).
Hoje membro da Comissão Arns de Direitos Humanos, criada após a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência com o intuito de barrar retrocessos democráticos, Dias teve a ideia de organizar a biografia em 2018 e delegou a empreitada ao jornalista e amigo Ricardo Carvalho.
A obra estava a poucos meses de ficar pronta quando Carvalho morreu, em 2021. O biografado sugeriu ao filho Otávio, também jornalista, que concluísse o trabalho, preservando ao máximo o que já estava pronto. A tarefa abrangeu a redação dos capítulos finais, contemplando os anos Bolsonaro e a eleição de Lula (PT).
Na orelha da biografia, o jornalista Ricardo Kotscho escreveu: “Leiam este livro, que não é de autoajuda, mas de alta ajuda para não perdemos a fé no futuro do nosso país, mesmo quando damos murros em ponta de faca”.
CONCERTO
O presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, recebeu convidados no lançamento da série “Momento Musical”, na quarta-feira (27). O evento ocorreu no Solar Fábio Prado, em São Paulo. O pianista Marcelo Bratke e sua mulher, a artista plástica Mariannita Luzzati, são os idealizadores e roteiristas do projeto. O diretor administrativo e financeiro do Solar Fábio Prado, Jorge Damião, marcou presença na celebração.
com JOELMIR TAVARES, KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.