Originária da Ásia, a palmeira-ráfis é fácil de cuidar e se adapta bem a ambientes internos.
A seguir, Bárbara Sales, assistente de curadoria botânica de Inhotim, em Brumadinho (MG), ensina como cuidar da planta.
Luz
O ideal é que seja colocada perto da janela, em um ambiente com bastante claridade, mas sem incidência solar direta. Se a folha começar a amarelar, é sinal de que a luz naquele local está muito forte.
Rega
Em geral, deve ser feita uma vez por semana. Em períodos mais quentes, pode ser necessário molhar mais vezes. Já no inverno, o intervalo pode ser prolongado.
Para saber o momento certo de regar, enfie a ponta do dedo na terra, dê uma cavucada e verifique se ela está úmida ou não. Se estiver muito molhada, não regue.
Tudo + um pouco
Uma newsletter com soluções para descomplicar seu dia a dia
Adubo
Pode ser adubada a cada dois ou três meses, no período de primavera e verão, com adubo orgânico ou NPK 10-10-10 (nitrogênio, fósforo e potássio), de acordo com as orientações do fabricante.
Dica
Borrife água nas folhas regularmente, sobretudo em épocas mais quentes e secas. Quando necessário, faça uma poda higiênica para retirar folhas amareladas ou mortas, usando tesoura de jardinagem.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.