A Secretaria de Assistência Social de Araguaína promoveu nesta quarta-feira, 17, uma ação especial na sede do programa Banho Solidário destinada às pessoas que estão em situação de rua. O Dia D’ Humanizar, que está na 4ª edição, também mobilizou voluntários para arrecadar roupas, calçados, itens de higiene pessoal, toalhas e cobertores, que foram em kits para os participantes da ação.
“O nosso serviço funciona o ano todo por meio de doações. A campanha de Natal é uma forma de ampliarmos as doações, mobilizando mais pessoas da nossa comunidade. São itens básicos, mas de extrema necessidade para as pessoas assistidas pelo programa”, informou a coordenadora do Banho Solidário, Kelly Paula Araújo.
Unindo forças
A ação também contou com a participação da equipe de saúde e assistentes sociais do programa Consultório na Rua, que trabalharam a importância da higiene pessoal por meio de uma conversa educativa.
“Apesar de parecer um tema básico, ele é fundamental, pois uma higiene adequada e alimentação correta são essenciais para evitar uma série de doenças graves que podem acometer com mais facilidade pessoas que estão em situação de rua, devido às condições em que vivem. O Banho Solidário trabalha em parceria com o Consultório na Rua para que isso seja garantido e a conscientização faz com que mais pessoas deste público procurem o serviço”, disse a enfermeira Vanessa Lima.
O Dia D’ Humanizar contou também com a parceria de voluntários, como a cabeleireira Luciene França, que participou da ação oferecendo cortes de cabelo gratuitos.
“É o segundo ano que eu participo da ação solidária e acredito que este projeto é de extrema importância. Desde quando comecei na profissão, há mais de 20 anos, tenho feito esse tipo de trabalho social e me sinto gratificada ao ver a mudança no semblante das pessoas ao verem seu antes e depois. É uma forma de devolver a dignidade para elas”, compartilhou Luciene.
Banho Solidário
A sede do programa Banho Solidário está localizada na Rua 1º de Janeiro, 1764, no cruzamento com a Avenida Castelo Branco, em frente ao Terminal Bandeiras. O projeto social custeado pela Prefeitura de Araguaína existe desde março de 2020, oferecendo um serviço completo para a população em situação de vulnerabilidade social com a entrega de kits de higiene, incluindo lâmina de barbear para os homens e absorventes íntimos para as mulheres, espaço para o banho, além da alimentação no horário de almoço, com a distribuição de marmitas para os assistidos.
De janeiro a outubro deste ano, o programa fez 11.457 atendimentos, ofertando 4.077 banhos, 1.042 kits higiênicos, 7.387 refeições e 2.734 peças de roupas e calçados doados. Para mais informações sobre o programa e como contribuir com doações, basta entrar em contato pelos números (63) 99232-1378 e (63) 99973-9796.

