
Em agenda na região norte do Tocantins neste sábado, 1º de novembro, o governador em exercício, Laurez Moreira, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, visitou o Hospital Dom Orione (HDO), em Araguaína.
Durante a visita, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo hospital e assegurou o apoio do Estado à instituição. “Não podemos permitir que falte recurso a um hospital como esse. O que eu estou me comprometendo, desde o nosso primeiro dia de governo, é que o serviço prestado será pago em dia. Sempre agimos dessa forma na nossa vida e é isso que queremos, uma saúde de qualidade, porque sabemos que a demanda é enorme”, salientou o governador Laurez Moreira. A área tem um cenário de muitas dívidas em aberto e hospitais conveniados ao Servir querem paralisar o serviço. Laurez disse á Gazeta que as dívidas na área passam de R$ 500 milhões.
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, ressaltou o papel estratégico do HDO na rede de saúde da região. “O Hospital Dom Orione é um braço forte do governo, da assistência e da caridade. É uma unidade com grande complexidade, que dá suporte ao Hospital Regional de Araguaína. A presença do governador Laurez Moreira aqui reafirma os princípios de parceria, unidade e acolhimento que norteiam a nossa gestão”, explicou.
O HDO atua há 49 anos na região norte do Tocantins. Por ser uma unidade filantrópica, destina no mínimo 60% de seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes do Tocantins, além de usuários do sul e sudeste do Pará e do sul do Maranhão.
O diretor-presidente do HDO, padre Bruno Rodrigues, reforçou a parceria com o Governo do Estado. “O Hospital Dom Orione é um hospital que completará, no próximo ano, 50 anos de história. E os 50 anos de história do hospital refletem os 50 anos de oferta de serviço público. A parceria do hospital com o governo nasce por causa da sua missão. O hospital nasce com a missão de levar um serviço de saúde com qualidade para aquela população mais vulnerável da região”, enfatizou o padre.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, que também participou da visita, reforçou a relevância do apoio do Governo do Estado à saúde da cidade de Araguaína. “Nós precisamos dessa união, que é fundamental para garantir o atendimento à população. Não tenho dúvida de que essa visita vai fortalecer as ações em benefício dos araguainenses e apoiar as entidades que atuam na área da saúde. Araguaína tem se destacado e continua sendo referência na oferta de saúde pública no Tocantins”, evidenciou.
Na visita também estiveram presentes o deputado federal Tiago Dimas, os deputados estaduais, Jorge Frederico e Aldair Gipão, além dos secretários de Estado de Planejamento, Ronaldo Dimas; da Agricultura, César Halum; de Assuntos Institucionais, Eduardo dos Santos Sobrinho; e o secretário-executivo de Governo, Homero Júnior.
Brener Nunes
Repórter
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

