O vereador Ygor Cortez usou a tribuna da Câmara Municipal de Araguaína, para mostrar a sua indignação com Luiz Inácio Lula da Silva Presidente do Brasil, o vereador disse que repudia a atitude do presidente em relação a vetação do Projeto nº 2687, o projeto consiste tornar ou legitimar como deficiencia física quem tem o diabetes mellitus tipo 1, em tudo o portador é limitado. O projeto foi aprovado pelo Senado, mas vetado pelo Presidente.
Ygor Cortez é pai de uma criança que tem diabetes tipo 1 e falou das dificuldades que enfrentam no dia a dia. “ Hoje mesmo levantei as 4:22 da manhã cumprindo meu papel de pai e medi a glicemia da minha filha, quem tem em casa ou quem convive com a doença sabe das limitações, dificuldades que enfrentam em sala de aula e dificuldades até para arrumar emprego, aí vem o presidente e veta o projeto, eu sempre digo que o amor está caro e ódio está mais barato, se a defesa deles era que tinha amor, nem isso mais tem, esse governo além de estar caro é o governo do ódio”. Disse o vereador Ygor Cortez.
Ainda na tribuna o vereador deixou claro que torce para que o congresso possa derrubar esse veto infeliz do presidente.
O que é diabetes tipo 1?
O diabetes mellitus é uma doença causada por problemas na produção ou na absorção de insulina, um tipo de hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o corpo nos processos de quebra da glicose para permitir que tenhamos energia para manter o organismo funcionando.
Sem a insulina, a glicose não consegue entrar nas células para fornecer a energia necessária para seu funcionamento. Com isso, a glicose no sangue fica muito elevada pois fica circulando na corrente sanguínea à toa, causando uma série de sintomas. O diabetes mellitus tipo 1 tem origem autoimune ou genética.