Praias alargadas

Os prédios altos na orla projetam sombra na praia e deixam banhistas sem sol. Para remediar o problema, projetos de alargamento da faixa de areia foram colocados em prática, como na Praia Central. Em 2021, uma megaobra aumentou o trecho, em média, de 25 metros para 70 metros. Mas em junho de 2023, a faixa “encolheu” devido ao avanço do mar.
Projeto de reurbanização reduziu praia. Em setembro do ano passado, o primeiro trecho de obra na Praia Central estava praticamente concluído, mas o novo espaço avançou 15 metros sobre a areia e, na prática, diminuiu a faixa de praia para os banhistas. Segundo a construtora, a faixa de areia terá 55 metros de largura.
‘Capital conservadora’
Localização, atrativo turístico e política local fizeram de Balneário Camboriú uma cidade conservadora. Ao se vender como um destino para pessoas de maior poder aquisitivo, a cidade atrai um público de classe social mais alta que, de modo geral, acredita em um Estado cada vez menor e se opõe a qualquer visão tida como “socialista” ou “comunista”.