Republicano afirma que ‘muitas pessoas querem’ que ele continue na Casa Branca
Rádio BandNews FM

Trump, presidente dos Estados Unidos
Win McNamee/Pool via REUTERS
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, voltou a afirmar, neste domingo (30), que não rejeita a ideia de um terceiro mandato. A medida, no entanto, é proibida pela Constituição Americana, que limita a ocupação do cargo a apenas duas vezes, consecutivas ou não.
Em declaração, o republicano afirmou que, mesmo com a restrição na legislação, há meios para viabilizar um novo mandato, e que opções já foram apresentados para ele, mas não especificou nenhuma delas.
“Muita gente querendo que eu tente ser presidente pela terceira vez, mas eu basicamente digo a eles que temos um longo caminho a percorrer, ainda é muito cedo”, acrescentou.
Trump já presidiu os EUA no primeiro mandato, entre 2017 e 2021, antes de retornar à Casa Branca neste ano, quando afirmou pela primeira vez que poderia tentar um terceiro mandato.
Uma das opções para viabilizar a ideia seria tentar emendar a Constituição por meio do Congresso.
Porém, a medida necessitaria de uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado, números que o Partido Republicano não possui. Além disso, o presidente precisa de apoio de 67% de apoio dos 50 estados do país.