
O deputado ressaltou a contribuição das instituições no desenvolvimento dos cidadãos
Koró Rocha/Aleto / HD
O deputado estadual e professor Marcus Marcelo (PL) participou da sessão solene em homenagem aos 35 anos de Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) e 40 anos da Unirg (Universidade de Gurupi), nesta quinta-feira, 27. O parlamentar ressaltou a importância do ensino para o desenvolvimento social, defendeu o retorno de cursos da Unitins em Araguaína e anunciou uma nova emenda para o fomento de pesquisas na cidade.
“É um momento de homenagem e de parabenizar essas duas universidades que têm feito história no Tocantins e no Brasil, que transformaram a vida de muitos cidadãos, oferecendo mais oportunidades e melhores condições. Eu fico muito feliz sempre que essa Casa abre espaço para pautar e reconhecer a educação”, afirmou Marcus Marcelo.
O reitor da Unitins, Augusto de Rezende, citou que mais de 115 mil pessoas se graduaram na Universidade. Ele também falou do quanto o reconhecimento público contribui para o desenvolvimento da instituição. “O olhar integrado na educação é muito importante para a gente obter os índices que temos conseguido, pois garante o sucesso e o crescimento sempre das nossas instituições. Essa Casa de Leis abraça o ensino superior enquanto política pública e dá exemplo para a gente. É claro, que temos muitos desafios, mas esse momento nos motiva a superar cada vez mais”.
“O Poder Legislativo é muito importante para o fomento do ensino, da pesquisa e da extensão e a gente sabe que a criação de fundos, de distribuição de bolsas, gera receita, renda, inovação e com certeza além de um desenvolvimento pessoal promove o desenvolvimento local também”, complementou a reitora da Unirg, Jakeline Kássia.
Investimento em Pesquisa e Saúde Animal
Durante a cerimônia, o deputado Marcus Marcelo informou que será destinado R$ 50 mil ao LARA (Laboratório de Referência Animal) da Unitins, instalado em Araguaína. O órgão oferece pesquisa científica na área de saúde animal, diversos serviços, além de exames para bruceloses e tuberculoses.
A unidade contribui para a saúde animal e a qualidade de produtos de origem animal ao fornecer diagnósticos que ajudam os produtores no controle e prevenção de doenças em seus rebanhos. “Nós precisamos transformar esse laboratório em uma referência de análise da região norte e contem com a minha atuação e compromisso para fomentar os serviços deste órgão de pesquisa”, reforçou o parlamentar.
Ampliação de cursos superiores
Em seu discurso, ele ainda retomou uma de suas atuações parlamentares no qual solicitou a implantação de uma Unidade Educacional Tecnológica da Unitins em Araguaína, por meio do TO Graduado, para ampliar a oferta de cursos superiores nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Agronegócio e Gestão Pública. “Moro em Araguaína e acredito no potencial da cidade para receber a extensão desse programa, por isso fiz esse requerimento que foi aprovado por unanimidade na Casa”, relembrou o deputado.