Em alusão ao Abril Azul, mês de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Marcus Marcelo (PL), por meio de sua assessoria, dá início à série de vídeos “Dia a Dia da Pessoa com Autismo”. O intuito é levar informação à população por meio de histórias reais de crianças e famílias atípicas, a fim de reduzir o preconceito sobre o tema.
O primeiro entrevistado da série é o pequeno João Bento, de 6 anos, filho da educadora Janep Coelho, que moram em Araguaína. Com dificuldades na fala, a rotina e cuidados de uma criança com TEA é contada por ela no vídeo divulgado nas redes sociais do deputado.
João inicia o seu dia às 6h30 e com o auxílio dos pais se prepara para ir à escola. Ao retornar, ele almoça e em seguida faz as tarefinhas. O período da tarde é reservado para as terapias, como: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e entre outras.
Janep acredita que os três pilares para o progresso e desenvolvimento saudável de uma criança com autismo são: as terapias, a escola e uma família amorosa e comprometida com o tratamento diário. Ela destaca as características mais predominantes no seu filho.
“O João Bento ensina para a gente todos os dias que tudo é possível, se acreditarmos e corrermos atrás, de grão em grão, teremos um plantio muito bonito. Ele é uma criança muito carinhosa e inteligente, ama inglês, números, desenhar, tem uma habilidade com os desenhos e uma memória fotográfica gigantesca, então eu o admiro muito”, conta.
Do diagnóstico à ação
A mãe do João Bento relata que com um ano e meio de vida começou a perceber sinais no processo de desenvolvimento do seu filho, que não acompanhava o ritmo de outras crianças da mesma faixa etária. “Notamos que ele olhava pouco para nós, chamávamos o nome dele e ele não respondia e tinha a fala precária. Tudo isso despertou uma curiosidade e levamos ele em uma psiquiatra infantil e tivemos o diagnóstico de TEA com 2 anos de idade”, contou Janep.
Ela também relata que o processo de aceitação não foi fácil, diante de tantas inseguranças e desconhecimento sobre o transtorno, a família buscou falar com pais atípicos, ter direcionamentos de profissionais e agir no que precisava ser adaptado ou até modificado para melhorar o dia a dia do João Bento.
“Vivemos um processo de luto das expectativas que criamos, mas não deixamos de agir, iniciamos as terapias imediatamente e trocamos brinquedos eletrônicos que não tinha função, por brinquedos um pouco mais educacionais, tipo quebra-cabeça, coisas que fossem pedagogicamente divertidos e também que trouxessem conhecimento”, relembrou.
Mais inclusão
O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) foi o autor da proposta que criou a Clínica-Escola Mundo Autista em 2016 e, recentemente, destinou uma emenda de R$ 100 mil para a instituição. Como deputado, ele também foi responsável pela criação da Semana Estadual de Conscientização do Autismo (Lei nº 4.307/2023) e sugeriu, em 2024, prioridade no atendimento aos cuidadores de pessoas com autismo e mais vagas de emprego para pessoas com o espectro.