Com o tema “Raízes do Jalapão: A sustentabilidade da Viola de Buriti e o legado de Maurício Ribeiro”, a edição deste ano reforçou o compromisso com a preservação e promoção da cultura popular local
A 11ª Semana Cultural do Jalapão encerrou sua programação no município de Rio Sono, a 154 km de Palmas, com uma vibrante celebração das raízes culturais da região. O ponto alto foi a segunda edição do Encontro das Violas de Buriti, um momento simbólico de valorização de um dos principais ícones da tradição jalapoeira.
Com o tema “Raízes do Jalapão: A sustentabilidade da Viola de Buriti e o legado de Maurício Ribeiro”, a edição deste ano, realizada entre os dias 10 e 12, reforçou o compromisso com a preservação e promoção da cultura popular local. Para a idealizadora do projeto, a cantora e produtora cultural Núbia Dourado, o evento é uma ponte entre o passado e o futuro: “Escolhemos esse tema para valorizar uma tradição popular jalapoeira que precisa de incentivo para se manter viva. A viola de buriti é uma expressão legítima da nossa identidade, e nosso papel é garantir que as novas gerações a conheçam e dêem continuidade a esse legado.”, disse
Ao longo da semana, a programação diversificada incluiu oficinas, palestras, feira de artesanato e apresentações musicais que celebraram a autenticidade da cultura do Jalapão. Uma das ações de destaque foi a oficina de viola de buriti com estudantes da Escola Municipal Thomás Aquino.
“O Tocantins é rico em cultura, o que está faltando é a oportunidade das nossas crianças conhecerem. A viola de buriti é um patrimônio da nossa região do Jalapão e do nosso estado”, destacou Missin da Viola de Buriti, mestre da tradição local.
Para os alunos, a experiência foi transformadora. A estudante Ana Laura, do Colégio Estadual Rio Sono, resumiu bem o sentimento.


“Foi uma experiência incrível. A gente aprendeu sobre o Tocantins, sobre a nossa cultura. Tivemos atrações regionais e várias vivências. Eu gostei muito de participar“, comemorou. O vice-diretor da escola, Claudinei Rocha, também destacou a importância do evento para a comunidade escolar. “Nossa escola está muito feliz. As atividades culturais despertaram nos alunos o interesse pelas tradições e valores locais. Tive orgulho de acompanhar tudo desde o início“, afirmou.
A Semana contou ainda com apresentações de artistas como Trio Bacana, Braguinha Barroso, Sabrina e Andressa, Ney Sousa, Gilson dos Teclados, Sandro Paredão, Felipe Mayco e Núbia Dourado. “A Semana Cultural do Jalapão é uma experiência única para quem deseja explorar e celebrar a autenticidade dessa região tão rica culturalmente”, afirmou a produtora cultural. Realizada há mais de uma década pelo Instituto Terra Dourada, a Semana Cultural tem se consolidado como um instrumento poderoso de resgate, promoção e fortalecimento das manifestações de cultura e arte popular do Tocantins. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins e conta ainda com o apoio da Prefeitura de Rio Sono.
Fonte: Fábia Lázaro/Mais Assessoria