Pelo menos seis pessoas morreram pisoteadas e 35 ficaram feridas em uma confusão perto de um dos templos mais movimentados e ricos da Índia no fim desta quarta-feira (8).
O caso aconteceu enquanto milhares de hindus devotos se aglomeravam para garantir passes de visita ao templo, segundo autoridades.
O período até 19 de janeiro é considerado auspicioso para visitas a divindades do hinduísmo no Templo Sri Venkateswara Swamy, popularmente conhecido como Tirupati, no estado de Andhra Pradesh, no sul, onde o incidente foi registrado.
“As pessoas se acidentaram quando o portão foi aberto. Cerca de 2.500 pessoas simplesmente empurraram o portão e algumas caíram”, disse um dos líderes do templo, acrescentando que apura as razões por trás do incidente.
Os ingressos para visitas ao templo de quase 2.000 anos geralmente custam 300 rúpias (US$ 3,50) cada e são vendidos online.
Segundo um registro policial, o incidente ocorreu entre 19h30 e 20h30 (no horário local), do lado de fora de uma escola a poucos quilômetros do templo, onde autoridades estaduais montaram balcões prontos para emitir os bilhetes.
Pessoas que começaram a fazer fila cedo para receber os passes empurraram e acotovelaram umas às outras, o que levou à debandada. Cerca de uma dúzia dos 35 feridos que foram levados ao hospital ainda estão sendo tratados.
O operador do templo, Tirumala Tirupati Devasthanams, pediu desculpas pelo incidente e prometeu tomar medidas contra qualquer um considerado responsável.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prestou condolências em uma publicação no X, acrescentando: “Meus pensamentos estão com aqueles que perderam seus entes queridos”.