Foto: Divulgação Secom Gurupi
Para dar mais transparência a população sobre os dados de arboviroses no município de Gurupi e facilitar o acesso a esses dados, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Gurupi divulgou os boletins epidemiológicos sobre dengue, zika e chikungunya dos meses de janeiro e fevereiro de 2025.
No mês de janeiro foram notificados 68 casos de dengue, sendo 58 descartados, 9 confirmados e 1 caso provável. Não houve registros confirmados de zika ou chikungunya no período.
Já em fevereiro foram notificados 138 casos de dengue, 5 de chikungunya e 2 de zika. Entre esses, 24 casos de dengue foram confirmados, enquanto não houve confirmações de zika ou chikungunya.
A secretária de Saúde, Luana Nunes, destacou a redução dos casos nos últimos anos. “Enquanto em 2023, nesse mesmo período, registramos mais de 100 casos de chikungunya, mais de 60 de dengue e 10 de zika, em 2024 e 2025 esses números reduziram drasticamente. Zeramos os casos positivos de zika e chikungunya, reflexo do trabalho contínuo que temos realizado, por meio dos nossos Agentes de Combate às Endemias, tanto com os mutirões quanto com as ações educativas”, afirmou.
A partir deste mês, os dados epidemiológicos serão divulgados mensalmente no site da Prefeitura de Gurupi, na aba “Vigilância em Saúde”, disponível no link “Boletins Dengue”.
Para acessar o boletim completo, visite: https://gurupi.to.gov.br/vigilancia/.