A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), a ser realizada de 13 a 17 de maio pelo Governo do Tocantins, promete ser um importante espaço de promoção e discussão sobre o setor mineral no estado. Uma das principais atrações do evento será o programa Minerato – Transformando minerais em um futuro sustentável para todos, desenvolvido pela Agência de Mineração do Tocantins (Ameto). A iniciativa visa integrar as áreas de mineração, educação, tecnologia e sustentabilidade, enfatizando a importância de uma mineração responsável e inovadora.
O presidente da Ameto, Milton Neris, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre a mineração sustentável e seus impactos no desenvolvimento econômico e social do Tocantins. “A mineração sustentável busca minimizar os impactos ambientais e sociais, garantindo que as atividades de extração sejam realizadas de forma responsável, beneficiando tanto as gerações atuais quanto as futuras. Esse é o objetivo central do Minerato”, afirma Milton Neris.
O programa Minerato será oficialmente lançado no dia 13 de maio e contará com uma programação especial, no Pavilhão da Mineração, voltada para estudantes de escolas estaduais, municipais e universidades. “Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar uma imersão em um ambiente onde os minérios são protagonistas. Muitas vezes, não percebemos a presença da mineração em nosso dia a dia. Eletrodomésticos, veículos e celulares contêm recursos minerais essenciais”, explica o presidente da Ameto.
O Minerato tem como meta destacar a importância da mineração para os tocantinenses, promovendo a transição energética e apresentando soluções tecnológicas que demonstram que a mineração pode ser realizada de forma sustentável. Isso inclui a criação de empregos e uma distribuição de renda mais justa, além de iniciativas como a preservação ambiental e a replantação de florestas em áreas degradadas.
Pavilhão da Mineração
O Pavilhão da Mineração contará com 1.470 m² e mais de 30 expositores, apresentando inovações tecnológicas e novidades do setor. Entre as atrações, estará um robô-cachorro da China, uma exposição de rochas ornamentais do Tocantins, e representações de empresas de mineração focadas em calcário e ouro. Pela primeira vez, instituições como a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Sindicato das Indústrias de Mineração do Tocantins (Sindmeto) também estarão presentes realizando atendimentos e direcionamentos aos empresários da mineração.
O Pavilhão da Mineração terá um espaço exclusivo para palestras com uma programação diversificada, abordando temas relevantes para o setor mineral no Tocantins, que poderá ser consultada no site da Ameto.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil. A feira é realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.