O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), protestou contra uma blitz realizada por agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) nesta sexta-feira (9). A ocorrência foi registrada no município, localizado na região norte do estado.
Em vídeos divulgados, o gestor aparece no meio da via questionando os agentes sobre a operação. Durante a ação, uma das ruas chegou a ser interditada com cones.
Em entrevista por telefone, o prefeito afirmou que sua atitude teve o objetivo de apoiar moradores que, segundo ele, estariam sendo vítimas de um suposto esquema.
A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local. De acordo com a corporação, após diálogo entre as partes, as vias foram liberadas e o tráfego voltou a fluir normalmente. Os agentes do Detran solicitaram acompanhamento policial até a delegacia da cidade para registrar a ocorrência.
Em nota, o Detran-TO informou que a blitz integrou o planejamento regular do órgão, com foco na orientação dos condutores e na promoção da segurança viária.
Íntegra do posicionamento do prefeito
Por telefone, o prefeito Aquiles da Areia (PP) informou que a postura adotada foi para apoiar os moradores do município que, segundo ele, estão sendo vítimas de um esquema. O prefeito afirmou ainda que Araguatins possui seis agentes municipais de trânsito, mas que, toda semana, de quinta-feira a domingo, os agentes do Detran realizam blitz na cidade, prejudicando os moradores.
A ação, segundo ele, foi para evitar que novos veículos fossem apreendidos.
De acordo com o prefeito, como medida, ele pretende municipalizar o trânsito do município, criar uma secretaria específica, reunir-se na próxima semana com o presidente do Detran/TO e preparar os agentes municipais para atuação na cidade.
Íntegra da nota do Detran
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) esclarece que realizou, na manhã desta sexta-feira (9), ações de fiscalização de rotina em Araguatins, dentro do planejamento regular do órgão. O foco principal foi a orientação dos condutores, a promoção da segurança viária, a prevenção de acidentes e a coibição de infrações. As abordagens ocorreram conforme o Código de Trânsito Brasileiro, com verificação da documentação de condutores e veículos, e fazem parte das ações contínuas do Detran/TO em municípios com maior registro de sinistros.

