Trump pretende aumentar a produção de petróleo e gás para “encher as reservas estratégicas” e “exportar energia americana para o mundo inteiro”, disseram os analistas do DNB com base em seu discurso.
O republicano repetiu seu antigo slogan “We will drill, baby, drill” (“Nós vamos perfurar, querida, perfurar”) para se referir à sua predileção por combustíveis fósseis.
A ideia do presidente americano é produzir hidrocarbonetos a custos mais baixos para frear os preços e aumentar a capacidade de consumo dos americanos.
“Essa é uma das razões pelas quais os preços [do petróleo] caíram hoje”, disse à AFP Robert Yawger, analista da Mizuho USA.
Trump busca “aumentar a pressão pública sobre a indústria para acrescentar barris à aquela que já é a maior produção que vimos”, resumiu sobre o recorde registrado pelos Estados Unidos.
“É difícil conceber a noção de ‘emergência energética’ quando os Estados Unidos produziram 13,2 milhões de barris de petróleo por dia em 2024, mais do que qualquer outro país”, afirmou à AFP Stewart Glickman, da CFRA.