O ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou vídeo em suas redes sociais ressaltando a entrega próxima da Ponte de Xambioá, que conecta São Geraldo do Araguaia, no Pará, a Xambioá, no Tocantins. A obra, considerada um marco histórico para a infraestrutura nacional, será inaugurada na próxima terça-feira, 18, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No vídeo, Renan destacou que, apesar das promessas feitas por diversos, quem realmente entrega é o presidente Lula, enfatizando a seriedade e a responsabilidade pública no cumprimento dos compromissos assumidos. “É mais um marco histórico da infraestrutura nacional. Chegou a hora de entregar, de liberar o fluxo de veículos ao lado do presidente Lula. Avisa aí a todo mundo da região: muita gente prometeu, mas quem entrega mesmo é o presidente Lula!”, afirmou.
A inauguração será realizada às 10h da manhã, na orla de Xambioá, com a presença de Lula, Renan Filho, governadores do Pará e Tocantins, além de outras autoridades federais e estaduais. A cerimônia terá duração prevista de aproximadamente uma hora e vinte minutos, incluindo ato oficial de inauguração com corte da fita e pronunciamentos.
A Ponte de Xambioá, com aproximadamente 2.010 metros de extensão, representa uma etapa crucial para o desenvolvimento do corredor logístico da BR-153, um dos principais eixos rodoviários do Norte do país. Sua construção permitirá a redução dos custos de frete, facilitará o escoamento da produção agropecuária da região do Matopiba e impulsionará a competitividade econômica do Tocantins, Pará e Maranhão no cenário nacional e internacional.
Movimentos sociais e caravanas do PT organizam presença no evento, que reunirá um grande público local. Políticos de diversas esferas também se preparam para registrar a entrega da estrutura que substituirá as antigas balsas usadas para travessia do Rio Araguaia, melhorando a segurança e agilidade no trânsito.
A obra, orçada em R$ 232 milhões, conta com recursos do Novo PAC e é um investimento estratégico que reforça o compromisso da atual gestão federal com o avanço da infraestrutura e integração regional.
A ponte consolida um importante corredor logístico da BR-153, reduzindo custos de frete, otimizando o escoamento da produção e fortalecendo a competitividade do Tocantins, do Pará e de toda a Região Norte no cenário nacional e internacional. Políticos tocantinenses se organizam para participar do evento e alguns citam o esforço da bancada federal que destinou recursos e lembraram ainda que parte da execução da obra aconteceu na gestão federal de Jair Bolsonaro.

