O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) anunciou uma emenda de R$ 100 mil para a compra de equipamentos da Clínica-Escola Mundo Autista. A unidade atende gratuitamente cerca de 600 crianças e adolescentes em Araguaína. Quando vereador do município, o parlamentar foi o autor da proposta, através da Associação Mundo Autista, que tornou a instituição uma realidade, em 2016.
A emenda permitirá a aquisição de equipamentos que serão usados nas atividades de Musicoterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física. Além do recurso anunciado nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a iniciativa é resultado do compromisso que Marcus Marcelo tem com a causa.
“A Clínica-Escola foi a terceira no Brasil e a única no estado, criada a partir de uma proposta de minha autoria, através da Associação Mundo Autista, ainda quando vereador. E neste 2 de abril, quero renovar meu compromisso com uma das minhas maiores bandeiras: a da inclusão. Promover a inclusão, combater o preconceito e tornar acessíveis informações sobre o transtorno do espectro autista são minhas missões como cidadão e parlamentar”, afirmou Marcus Marcelo.
A instituição, mantida pela Prefeitura de Araguaína, realiza mais de 5.200 atendimentos mensais com especialistas que atuam na área de Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Arteterapia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, além das consultas médicas, de fonoaudiologia e odontologia. Desde 2024, Marcus Marcelo também continua lutando pelo convênio entre a Associação Mundo Autista e o Governo do Estado, para que mais recursos sejam destinados à causa e os atendimentos se estendam às crianças e adolescentes de toda a região norte do Tocantins.
Mais atuações em prol da inclusão
Marcus Marcelo segue trabalhando para implementar políticas públicas em prol da inclusão e dos direitos de pessoas com deficiência. Na condição de deputado, além do recurso anunciado, uma das suas atuações que virou lei no Tocantins, é a Semana Estadual de Conscientização do Autismo, Lei de nº 4.307/2023.
Em 2024, ele também conseguiu a aprovação na Assembleia de um requerimento que assegura a prioridade no atendimento aos cuidadores de pessoas com autismo nos estabelecimentos públicos e privados.
Ele ainda apresentou outra matéria com intuito de ampliar as vagas de emprego e promover mais oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com o espectro, por meio da adequação do Estado à nova legislação federal no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
“Quero deixar meu gabinete aberto a todos os pais, mães, amigos da causa e todos aqueles que, assim como eu, buscam por mais qualidade de vida a todos os autistas”, finalizou o deputado.