
Dados são da distribuidora de energia elétrica do Tocantins, que apresenta dicas de segurança para evitar choques elétricos e outros acidentes em decorrência das chuvas.
-
Em menos de um mês, já foram registradas 213,7 mil descargas atmosféricas apenas nos primeiros 20 dias de outubro.
-
O volume de raios aumenta o risco de quedas de energia, já que a rede elétrica pode ser atingida diretamente pelos relâmpagos ou por objetos lançados pelo vento.
-
Para reduzir interrupções, a Energisa Tocantins divulgou dicas de segurança e afirmou que mantém planos de manutenção e contingência.
Descargas atmosféricas no Tocantins — Foto: Energisa/Divulgação
Em em menos de um mês, já foram registradas 213,7 mil descargas atmosféricas apenas nos primeiros 20 dias de outubro. O volume de raios aumenta o risco de quedas de energia, já que a rede elétrica pode ser atingida diretamente pelos relâmpagos ou por objetos lançados pelo vento.
Para reduzir interrupções, a Energisa Tocantins divulgou dicas de segurança e afirmou que mantém planos de manutenção e contingência, com equipes treinadas, monitoramento 24 horas e investimentos de mais de R$ 400 milhões na modernização da rede, o que inclui novas subestações e tecnologias que agilizam o religamento automático da energia durante tempestades.
Dicas de segurança
Confira o que a distribuidora preparou de dicas para evitar choques elétricos e outros acidentes em decorrência das chuvas:
- Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas durante chuvas intensas;
- Nunca utilize aparelhos conectados à tomada durante temporais;
- Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
- Evite deixar objetos soltos na frente de casa ou no quintal, pois eles podem ser arremessados pelo vento e atingirem a rede elétrica;
- Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
- Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
- Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres, pois durante tempestades elas podem atrair descargas atmosféricas, por estarem mais elevadas em relação ao plano;
- Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
- Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois eles podem estar energizados.
A concessionária recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências que envolam a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento.
VEJA TAMBÉM: Pescadores morrem após raio atingir barco no rio Tocantins

Pescadores morrem após raio atingir barco no rio Tocantins



