
O ex governador, ex prefeito e ex deputado federal, Moisés Avelino morreu na madrugada deste sábado, 27, em Palmas. Ele vinha internado há meses na capital por complicações de saúde. As últimas despedidas acontecem em Paraíso do Tocantins. O velório será no Salão do Colégio São Geraldo, próximo ao Ginásio de Esporte Ercílio Bezerra, a missa de corpo presente às 17h, na Igreja Matriz São José Operário e o sepultamento em cortejo seguirá em seguida para o Cemitério Bom Jesus.
A morte de Avelino gera forte comoção dentre os líderes políticos. O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos se manifestou em nota de pesar.
Veja íntegra da nota de pesar:
“Hoje o Tocantins fica mais triste, silencioso, como se uma parte da sua própria história tivesse parado de respirar.
Partiu Dr. Moisés, um dos homens mais importantes que fizeram a transição entre o norte de Goiás e o nosso Tocantins.
Com o Dr. Moisés, vivi embates políticos firmes, duros, mas históricos. Fui eleito prefeito com ele governador, num tempo em que não se disputavam apenas votos, mas projetos e rumos para o Tocantins e para Palmas, que estavam nascendo.
E guardo também o gesto que marcou sua grandeza política: quando deixou de seguir a orientação do seu partido, o PMDB, para apoiar meu pai aos 82 anos para que ele pudesse governar o Tocantins pela última vez. Foi ali que ele mostrou que o seu amor pelo nosso Estado era maior que a fidelidade partidária.
Hoje, o Tocantins perde um patrimônio moral, perde parte viva da sua história.
Descanse em paz, Dr. Moisés”.
Luto de sete dias
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, decretou luto oficial de sete dias no município pelo falecimento do ex-governador do Tocantins, Moisés Nogueira Avelino, ocorrido neste sábado, 27. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município, por meio do Decreto nº 2.831/2025. Durante o período de luto oficial, a bandeira do município de Palmas estará a meio mastro em todos os prédios e repartições públicas municipais, em sinal de respeito e homenagem.
No decreto, o prefeito destaca a atuação pública de Moisés Avelino. Ele foi o segundo governador eleito do Tocantins, exercendo o mandato entre 1991 e 1994, além de ter comandado o município de Paraíso do Tocantins por três mandatos. O texto registra ainda a colaboração institucional entre Moisés Avelino e José Eduardo de Siqueira Campos nos primeiros anos de Palmas, período marcado pela implantação da infraestrutura urbana básica e pela consolidação dos serviços públicos essenciais.
Trajetória
Moisés Nogueira Avelino era médico, formado pela Universidade Federal de Goiás, em 1973, e também atuou como agropecuarista. Natural de Santa Filomena (PI), construiu sua trajetória política no Tocantins, especialmente em Paraíso do Tocantins, onde iniciou a vida pública.
Filiado ao MDB desde 1981, foi eleito prefeito de Paraíso do Tocantins em diferentes períodos, deputado federal por dois mandatos (1989–1991 e 2007–2011) e governador do Estado entre 1991 e 1994. Ao longo de mais de quatro décadas de vida pública, também presidiu entidades municipalistas e teve atuação relevante na estruturação institucional do Tocantins, com iniciativas voltadas ao fortalecimento da educação superior no Estado.

Brener Nunes
Repórter
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

