“Araguaína se transformou em uma cidade que dá oportunidade para todos. Aqui o autista é visto como membro atuante da sociedade e a Prefeitura é referência no país com a Clínica Escola Mundo Autista, que possibilita aos alunos da Rede Municipal de educação, melhorar suas habilidades cognitivas, desenvolver o aprendizado e se tornar um adulto que tem espaço para fazer o que quiser. Este simpósio é uma forma de trazermos o tema para ser explicado em sociedade, aprimorando nosso trabalho”, afirmou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
O simpósio abordou a comunicação alternativa dentro do contexto escolar, com utilização da ciência ABA (Applied Behavior Analisys), que trata da Análise Aplicada do Comportamento Infantil, além de promover workshops simultâneos em que o participante foi direcionado para temas de sua escolha. O evento também serviu como uma oportunidade de apresentar o trabalho realizado na Clínica Escola Mundo Autista de Araguaína, incluindo a criação de materiais didáticos que auxiliam no desenvolvimento da criança com TEA.
“Dentro das terapias, desenvolvemos materiais específicos que auxiliam o aluno, como um livro produzido para que ele possa identificar as palavras por meio da conexão de sílabas e auxílio de imagens. Cada material é criado de acordo com a necessidade cognitiva de cada aluno, com o objetivo de garantir que a criança e o adolescente trabalhem nessas habilidades e consigam se desenvolver no ensino regular”, explicou a psicopedagoga clínica, Maria Giselda Batista.
Kelly de Lima é mãe de Isabelly, de 10 anos, que é autista. Ela conta que uma família veio do estado do Acre em busca de um maior apoio para a filha que até então não havia recebimento do diagnóstico.
“Onde nós morávamos não havia muito suporte e, quando chegamos em Araguaína, a escola municipal em que minha filha estava matriculada me chamou e deu todas as orientações. Foi aí que eu conheci a Clínica Escola Mundo Autista. Estou aqui há quatro anos, desde então minha filha tem sido acompanhada pelos profissionais de lá e isso ajudou muito, desde a resistência que ela tinha para comer alguns alimentos, até a socialização com outras pessoas. O início é muito difícil para toda mãe atípica, principalmente dentro da escola, mas ver aqui essa iniciativa e esses profissionais assuntos específicos nessa discussão é extremamente relevante”, incidentalmente Kelly.
Referência no Brasil
A Clínica Escola Mundo Autista de Araguaína foi criada em 2016, a terceira Clínica Escola do Brasil especializada em atendimento de pacientes da espectro autista. A unidade, que hoje é referência em todo o país, atende 600 pacientes entre crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Araguaína.
Ao todo a unidade realiza mais de 5.200 atendimentos mensais, oferecendo de forma gratuita para a população mais de 10 modalidades de terapia. como musicoterapia, psicopedagogia, terapia ABA, além de consultas com médico especialista em neurodesenvolvimento, atendimentos em Fonoaudiologia, Fisioterapia e Odontologia. Todo o acompanhamento é feito por meio das secretarias municipais da Saúde, da Educação e da Assistência Social.
Atendimento especializado
A Prefeitura de Araguaína oferece uma rede completa de acolhimento e atendimento aos alunos da rede municipal de ensino que exigem atenção especial, como alunos autistas, deficientes visuais, entre outras particularidades. Em Araguaína, 30 escolas e creches municipais já são referência em Educação Especial, oferecendo ao aluno todo o suporte necessário para acompanhar as aulas regulares e desenvolver outras habilidades na sala de recursos multifuncionais do AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Para crianças e jovens matriculados na rede particular ou estadual de ensino, a prefeitura oferece o CER (Centro Especializado em Reabilitação), que também acolhe e atende o público do TEA, entre outras deficiências físicas e cognitivas.
Por Felipe Maranhão | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína