O idoso Nivaldo Ruiz, de 83 anos, recebeu alta hospitalar neste domingo (11), após passar 18 dias internado e ser submetido a quatro cirurgias. Ele sofreu fratura exposta em um dos braços e perdeu parte de dois dedos depois de ser atacado por um cão da raça pitbull, em Palmas.
De acordo com a neta, Lorena Ruiz, o idoso ainda precisará passar por novos procedimentos médicos, incluindo a troca de um curativo a vácuo, utilizado para acelerar a cicatrização. “Ele está bem, com pouca dor, feliz por estar em casa, mas ainda com muito medo por causa do animal”, relatou em entrevista.
O ataque ocorreu no dia 25 de dezembro de 2025, na quadra 606 Sul, no momento em que Nivaldo desembarcava de um veículo. Ele e a família haviam acabado de chegar em casa após uma confraternização de Natal no interior do estado.
Nivaldo é diabético e possui outras comorbidades, o que agravou o quadro clínico e exigiu múltiplas cirurgias. Segundo Lorena, o medo permanece porque o cachorro continua na residência da tutora. “Meu vô está muito preocupado porque o cachorro continua na casa. A gente liga antes de chegar para avisar. O maior medo dele é sair de casa ou alguém chegar e acontecer outro ataque”, contou.
O nome da tutora do animal não foi divulgado. No dia do ataque, ela foi conduzida pela Polícia Militar à Central de Flagrantes, onde foi registrado um boletim de ocorrência. A mulher confirmou ser a proprietária do pitbull e alegou que o animal havia fugido da residência antes do ataque.
A tutora também foi autuada pela Prefeitura de Palmas e está proibida de permitir que o animal circule em vias públicas. Ela responderá administrativa e penalmente pelos danos causados ao idoso.
Relembre o ataque
Segundo a neta, no momento do ocorrido, o pitbull já demonstrava comportamento agressivo e tentava atacar um jovem. Vizinhos que comemoravam o Natal tentaram ajudar. “O cachorro foi até o carro onde meu esposo estava com a minha filha. Meu avô tentou correr até o portão, mas, por causa da idade e das limitações de saúde, não conseguiu se movimentar e acabou sendo atacado”, relatou Lorena.

