Gurupi será sede nessa terça-feira, 6,da terceira etapa da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT), da Região Ilha do Bananal. O evento é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), e acontecerá no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha. A programação tem início às 7h30 com o credenciamento dos participantes.
A conferência contará com a participação de representantes dos 18 municípios que integram a Região de Saúde Ilha do Bananal. O encontro tem como propósito fortalecer o debate e avançar na garantia dos direitos voltados à saúde e segurança dos trabalhadores, além de ampliar os espaços de participação da população na construção de políticas públicas voltadas ao setor.
A prefeita Josi Nunes irá participar da conferência e ressaltou que a saúde do trabalhador é um pilar essencial para o desenvolvimento de qualquer município, para ela “eventos como este fortalecem o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas mais eficazes e humanas. Receber esta conferência é uma honra para Gurupi. Valorizamos todo espaço de diálogo que contribua para a construção de políticas públicas mais justas”, concluiu a prefeita.
Eixos temáticos
Serão abordados três eixos temáticos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde; e Participação popular e controle social na saúde dos trabalhadores. A primeira etapa aconteceu no dia 2 de abril em Augustinopólis e a segunda no dia 4 de abril em Araguaína.
A secretária municipal de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, destacou que a conferência é um espaço fundamental para que os trabalhadores e a comunidade tragam suas contribuições e ajudem a construir soluções efetivas para os desafios enfrentados diariamente. “Nos sentimos honrados em sediar um evento que promove o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. Isso é essencial para a construção de um sistema de saúde mais justo, humano e participativo”, pontuou a gestora.
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo de Sousa Morais, a conferência é um espaço democrático e essencial para o fortalecimento da saúde pública. “É um evento aberto a todos: trabalhadores, gestores, usuários do SUS, secretários municipais e a comunidade em geral. A participação coletiva é essencial para que possamos discutir políticas públicas e direcionar as ações do governo, assegurando o acesso e a efetivação da saúde como direito de todos”, ressaltou.
Programação
7h30 – Credenciamento
8h – Abertura
8h30 – Coffee Break
9h – Exibição do vídeo da 5ª Conferência
9h10 – Início das palestras
10h15 – Debate
10h45 – Trabalho de Grupo
12h – Almoço
13h – Continuidade do Trabalho de Grupo
15h – Plenária final
16h – Eleição dos delegados
18h – Encerramento
Próximas etapas macrorregionais:
· Dianópolis (8 de maio);
· Paraíso do Tocantins (13 de maio).
Etapa estadual:
· Palmas (10 e 11 de junho), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Etapa nacional:
· Brasília/DF, (18 a 21 de agosto), no Centro Internacional de Convenções do Brasil.