“Paulo foi um servidor público exemplar, sempre dedicado à segurança da nossa capital, atuando com ética, profissionalismo e compromisso. Mais do que um colega de trabalho, Paulo era um amigo de todos, uma pessoa alegre, generosa e sempre disposta a ajudar, cuja presença iluminava o ambiente e inspirava quem o cercava”, diz trecho da nota assinada pelo comandante da Guarda Metropolitana, Gilmar Fernandes Cunha.
O carro em que Paulo estava bateu em um caminhão em um trecho da rodovia na entre Porto Nacional e Silvanópolis, na região central do Tocantins. Segundo a Polícia Militar (PM), após bater no caminhão, o agente também atingiu outro veículo que estava parado no acostamento. O carro de Paulo ficou destruído.
O agente foi aprovado no concurso em 23ª colocação, em ampla concorrência. Quando foi lançado, o certame ofertava 50 vagas para nomeação imediata. Paulo foi nomeado para tomar posse no dia 23 de maio deste ano.
Despedida do guarda metropolitano Paulo Gasconde, que morreu em acidente na BR-010 — Foto: Reprodução/Guarda Metropolitana de Palmas
A despedida aconteceu nesta quinta-feira (30), no Sindicato dos Guardas Metropolitanos de Palmas (Sigmep-TO). O sepultamento será em Araguaína, onde residem seus familiares.
A Guarda Metropolitana de Palmas informou que Paulo atuava na Divisão Ambiental. Diversas notas de pesar lamentaram a morte precoce do agente.
No velório, colegas cantaram hinos que representam o trabalho e atuação da GPM na capital. Enfileirados, os guardas também bateram continência, ou seja, fizeram a saudação militar que sinaliza respeito, na passagem do caixão de Paulo até o carro da funerária.
Entenda o acidente
Paulo Gasconde Lopes Sousa trabalhava na Guarda Metropolitana de Palmas — Foto: Divulgação/GMP Palmas
Após a batida, o motorista do caminhão, de 25 anos, relatou aos militares que realizava uma manobra para estacionar no acostamento da rodovia, no sentido sul-norte, quando Paulo, que seguia no sentido contrário, acabou batendo no veículo.
Após a primeira batida, Paulo perdeu o controle do veículo e colidiu com a traseira de um segundo caminhão que estava parado fora da pista por causa de problemas mecânicos, conforme relato do motorista, de 20 anos.

