Para combater a pesca ilegal, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu nesta segunda-feira, 2, na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, mais uma etapa da Operação Piracema. A ação, que teve início na terça-feira, 26, abrangeu os municípios de Araguacema, Couto Magalhães e Juarina, no Tocantins, além de Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia, no Pará.
Durante a operação, foram apreendidos 3.850 metros de redes de pesca, oito tarrafas, duas zagaias e um anzol utilizado para capturar tartarugas. Além disso, foi aplicada uma multa no valor de R$ 1.500,00 a um infrator flagrado com material de pesca predatória.
Coordenada pelo fiscal ambiental do Naturatins, Jusley Caetano, a operação contou com o apoio da equipe da APA Ilha do Bananal/Cantão. As ações envolveram fiscalizações aquáticas e terrestres, integrando esforços para proteger a biodiversidade local e combater práticas ilegais que colocam em risco a fauna e a flora da região.
Durante as ações, as equipes promovem a conscientização das comunidades sobre a importância da preservação ambiental. O gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou a relevância dessas iniciativas para proteger as espécies aquáticas e manter o equilíbrio do ecossistema. “Nossa missão é garantir o cumprimento das normas de conservação, protegendo os estoques pesqueiros e reforçando a importância do período de defeso”, afirmou.
Fiscalização terrestre
No patrulhamento terrestre, as equipes atenderam denúncias de extração irregular de madeira em áreas de reserva legal, no Projeto de Assentamento (PA) Canaã. Durante a vistoria foram encontrados e apreendidos 122 caibros e 18 esteios prontos para uso. Todo o material recolhido foi encaminhado para o Naturatins, que dará a destinação adequada.
Fiscalização aquática
Nas águas do Rio Araguaia, seus afluentes e lagos da região, a fiscalização reforçou o combate à pesca predatória, em conformidade com a Portaria nº 215/2024. A norma estabelece o período de proibição da pesca durante a Piracema, medida fundamental para garantir a reprodução e a preservação das espécies de peixes.
O post Fiscalização do Naturatins apreende mais de 3 mil metros de redes de pesca na APA Ilha do Bananal/Cantão apareceu primeiro em .