
Atividades religiosas nos maiores municípios e nas cidades históricas destacam as raízes culturais do povo tocantinense
Com uma programação repleta de fé e tradição, o Tocantins está vivenciando a Semana Santa 2025 com eventos religiosos e culturais em diversos municípios. Até domingo, 20 de abril, encenações da Paixão de Cristo, romarias e celebrações típicas movimentam a população local e atraem visitantes interessados no turismo religioso, uma das expressões mais marcantes da identidade tocantinense.
A religiosidade está profundamente enraizada no modo de vida do povo tocantinense, e a Semana Santa vai além dos templos, tomando as ruas, as praças e as trilhas de romaria. É também uma oportunidade para fortalecer o turismo religioso, valorizar a cultura popular e promover o encontro entre fé e identidade.
“A Semana Santa é uma das datas mais importantes do calendário cristão e também um dos momentos de maior expressão religiosa no Tocantins”, afirma o secretário de Turismo Hercy Filho, ao explicar que, graças ao incentivo do governador Wanderlei Barbosa, o Governo do Estado tem se feito presente em boa parte das manifestações de fé, tradição e cultura regional.
Encenações da Paixão de Cristo

Um dos destaques da programação é a encenação da Paixão de Cristo em Palmas, realizada pela Cia Art’Sacra, que este ano celebra 21 anos de história. O espetáculo acontece na Sexta-feira Santa, 18 de abril, às 20h, na Praça dos Girassóis, com entrada solidária (2 kg de alimentos não perecíveis). A atriz Gisele Itié, conhecida por atuações no cinema e na TV, assume o papel de Maria, mãe de Jesus. Ao lado dela, o ator tocantinense Ivo Gandra interpreta Jesus Cristo.
O elenco reúne mais de 100 pessoas, entre artistas profissionais e membros da comunidade, incluindo pessoas com deficiência, indígenas e idosos, promovendo uma experiência inclusiva e emocionante. A montagem é uma das maiores do Norte do Brasil e, neste ano, tem apoio cultural do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, e de outras instituições.
Outras cidades também realizam suas versões do espetáculo. Em Gurupi, a encenação acontece no mesmo dia, às 19h30, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Já em Araguaína, o grupo de jovens Juancris organiza a Via Sacra no distrito de Novo Horizonte, a partir das 18h. A programação conta com estrutura de palco e iluminação oferecida pela Prefeitura, além de um evento especial de Páscoa no domingo, com distribuição de chocolates e atividades lúdicas para as crianças.
Romaria do Estrondo

Na região central do estado, a tradicional Romaria da Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins, é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e viajantes dispostos a vivenciar esse momento.
A Igreja Matriz São José Operário concentra boa parte da programação da 65ª Semana Santa em Paraíso do Tocantins, que também ocorre em outras comunidades do município, com apoio da Prefeitura, mas a peregrinação continua, como é feito há décadas.
Como parte das atividades da Semana Santa, nesta quarta-feira, 16 de abril, no alto da Serra, tem missa às 19h30, conduzida pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, logo em seguida, às 21h, show com a cantora católica Adriana Arydes.
Na Sexta Santa, a partir das 5h30, terá início a Subida da Penitência e a encenação da Via-Sacra, que será reprisada na Matriz às 18h. A Serra do Estrondo também recebe, no sábado, a sétima edição da Corrida Ecológica da Aleluia, a partir das 7h
Tradição nas cidades históricas
Nas cidades históricas como Monte do Carmo Dianópolis e Natividade, a Semana Santa é marcada por celebrações tradicionais.
Em Dianópolis, a Matriz de São José coordena as atividades. Nesta quarta, 16, ocorre a Procissão do Encontro, com homens saindo da Capela Sagrada Família e mulheres da Capela do Colégio João D’Abreu, às 19h, seguida de missa. Na quinta, a partir das 00h, ocorre a Procissão do Fogaréu e, na Sexta Santa, às 8h, a Via-Sacra a partir das 8h, entre outras atividades que seguem até às 19h, com a Procissão do Senhor Morto. Haverá transmissão pelas redes sociais da paróquia.
Em Natividade, pela tradição, o Domingo de Páscoa é marcado pela Missa da Ressurreição, às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade, no centro histórico da cidade, tombada como patrimônio histórico nacional. O encontro das três folias locais ocorre a partir das 15h e segue até a noite, sendo o momento que marca o início do giro de 40 dias dos foliões que visitarão a cavalo fazendas e casas para levar as mensagens do Evangelho e pedir donativos para os Festejos do Divino Espírito Santo, em junho.
O tradicional encontro de folias no Domingo de Páscoa também é mantido em Monte do Carmo e os foliões já estão preparados para mais um giro de 40 dias. Ao longo de toda a Quaresma, período entre o carnaval e a Semana Santa, a Via-Sacra foi encenada todas as sextas-feiras. Nesta Sexta Santa, no estacionamento da histórica Paróquia Nossa Senhora de Monte do Carmo, será a última Via-Sacra e a procissão com o Senhor morto, a partir das 19h. No Domingo, além da saída das folias, será ministrada a Missa da Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo.
Com eventos espalhados por todo o estado, o Tocantins se consolida como um dos destinos mais autênticos para quem busca viver uma Semana Santa de reflexão, emoção e tradição.
—
Fonte: Ascom Setur