A Associação dos Consultores Ambientais do Estado do Tocantins (Ascam) manifestou, por meio de ofício, apoio à recondução do engenheiro ambiental Cledson da Rocha Lima ao cargo de presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O documento foi protocolado nesta sexta-feira, 12, no protocolo do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, e encaminhado ao governador do Estado, Wanderlei Barbosa.
Na manifestação, a entidade reforça a importância da continuidade de uma gestão técnica à frente do órgão ambiental estadual. De acordo com a Ascam, a atuação de Cledson da Rocha Lima tem sido marcada por critérios técnicos, legais e administrativos que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento institucional do Naturatins.
A Associação destaca que a condução do órgão sob uma presidência tecnicamente qualificada tem resultado em decisões mais consistentes, maior previsibilidade administrativa, aprimoramento dos fluxos internos de análise e ampliação da segurança jurídica nos processos de licenciamento e regularização ambiental, fatores considerados essenciais para o bom funcionamento da política ambiental no Estado.
Para o presidente da Ascam, André Cavalcante da Silva, a recondução do atual gestor representa a manutenção de um modelo de gestão alinhado às boas práticas técnicas e institucionais.
“A recondução de Cledson da Rocha Lima representa a continuidade de um perfil técnico à frente do Naturatins. Isso garante mais segurança jurídica, previsibilidade nos processos e fortalece a confiança entre o órgão ambiental, os profissionais da área e o setor produtivo, sempre com respeito rigoroso à legislação ambiental”, afirmou.
Outro ponto ressaltado pela entidade são os avanços na relação institucional entre o Naturatins, os consultores ambientais e os setores produtivos. Segundo a Ascam, houve ampliação do diálogo técnico, maior clareza nos procedimentos, padronização de entendimentos e esforços contínuos voltados à modernização da gestão ambiental no Tocantins.
Ao final do documento, a Ascam reforça que a recondução de Cledson da Rocha Lima contribuirá para a consolidação dos avanços já alcançados e para o aprimoramento contínuo da gestão ambiental no Tocantins, colocando-se à disposição para o diálogo institucional permanente.
Brener Nunes
Repórter
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

