Pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial
As conferências regionais de promoção da igualdade racial tiveram início na semana passada com um número recorde de participação. 177 pessoas se credenciaram na recepção do evento, ocorrido no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – Comandante Vicentão, em Porto Nacional, sendo 99 credenciados representantes da sociedade civil e 78 representantes de poderes públicos.
Com o tema de mobilização nacional Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social, a Conferência Regional de Porto Nacional reuniu participantes de 16 municípios nos dias 10 e 11 de abril e deu início à rodada de seis conferências regionais que acontecerão ainda no primeiro semestre. Elas antecedem à conferência estadual, programada para os dias 22 e 23 de agosto na cidade de Palmas que, por sua vez, retira os delegados que participarão da conferência nacional, que acontecerá de 15 a 19 de setembro em Brasília.
Para realizar a palestra de abertura, esteve presente a professora Iêda Leal, ativista negra e uma das fundadoras nacionais do Movimento Negro Unificado (MNU), com atuação no Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação. Após a palestra de Iêda, os participantes foram divididos em três grupos de debate, de acordo com os eixos temáticos da conferência: 1) Democracia; 2) Justiça Racial; e 3) Reparação.
Durante o evento, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, assinou o decreto que institui no município o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, dando mais um passo no sentido da adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR. A secretaria que cuidará no município das políticas afins é a da Mulher, que tem como dirigente a enfermeira Thayse Pereira.
Para o secretário Estadual da Igualdade Racial, professor Adão Francisco, o event confirma a importância da secretaria para as políticas de reparação no Tocantins. “Com essa participação recorde, a conferência de Porto Nacional só confirma como o governador Wanderlei Barbosa foi assertivo e correto ao criar esta secretaria. Ela tem o poder de ampliar a mobilização social e fortalecer as ações institucionais de promoção da igualdade racial”.
Além de representantes de várias organizações da sociedade civil, estiveram presentes no evento prefeitos, vereadores, secretários municipais e membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, presidido pelo professor do IFTO, Sérgio Roberto, que coordena a comissão organizadora das conferências.
