

Uma aula inaugural, realizada na Câmara Municipal, marcou o início da formação de 40 alunos no Curso Técnico em Eletrotécnica, na modalidade semipresencial, em Colinas do Tocantins. A oferta do curso é fruto de parceria com a Energisa Tocantins que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins para preparar a mão de obra em uma das áreas mais estratégicas e promissoras do setor industrial no estado.
A iniciativa visa fortalecer a formação técnica voltada à empregabilidade e ao desenvolvimento regional com foco nas demandas do setor de energia elétrica. O curso combina teoria e prática, preparando profissionais para atuar com competência em instalações, sistemas elétricos e manutenção industrial.
A gestora de Recursos Humanos da Energisa, Rhayane Florentino, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento humano e profissional dos tocantinenses. “Para nós é uma alegria estarmos aqui nessa aula inaugural. Essa parceria reafirma o nosso compromisso com os colaboradores e seus dependentes, mostrando o quanto precisamos investir nas pessoas e promover o desenvolvimento profissional”, afirmou.
O aluno Carlos da Conceição comemorou esta nova oportunidade em Colinas. “É uma honra participar desse curso. Tenho certeza de que vai trazer muitos benefícios para a população. Essa oportunidade do SENAI, de forma gratuita, é única. Já fiz outro curso na instituição e sei da qualidade. Agora, quero me qualificar ainda mais para dar o meu melhor no trabalho”, disse.
O gerente do Posto Avançado do SENAI em Colinas e da unidade de Araguaína, Evandro Lima, destacou o simbolismo da data. “Hoje é o início de uma nova jornada para cada um de vocês. Sejam bem-vindos a essa caminhada que, com dedicação, vai transformar suas vidas profissionais”, afirmou.
O prefeito de Colinas, Josemar Casarin, também participou do evento e incentivou os alunos a perseverarem até o fim do curso. “Insistam, sejam persistentes. Essa área exige profissionais qualificados e vocês estão no caminho certo. Em dois anos, sairão prontos para um mercado que precisa de mão de obra técnica. Aproveitem essa oportunidade e seguem firmes até o fim”, declarou.
Cursos técnicos
Com o objetivo de qualificar 65 mil novos profissionais até 2027 em ocupações industriais, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. Para atender a esta demanda, o SENAI Tocantins abriu matrículas para 1.510 vagas distribuídas entre formações gratuitas e pagas em diversas áreas da indústria. Do total, 1.025 são bolsas integrais, ofertadas dentro da política de gratuidade regimental do SENAI, que garante acesso gratuito à educação profissional para quem atende aos critérios do programa.
As oportunidades abrangem cursos nas modalidades presencial e semipresencial (EaD) em unidades localizadas em Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Araguaína, Colinas e Xambioá.
Entre as formações disponíveis estão Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Química, Logística, Mecatrônica, Automação Industrial, Refrigeração e Climatização, Redes de Computadores, Meio Ambiente, Planejamento e Controle da Produção, Manutenção Automotiva, Telecomunicações e Informática.
As matrículas podem ser feitas até 20 de novembro de 2025, de forma online pela plataforma futuro.digital ou pelo WhatsApp (63) 3229-5770. O início das aulas está previsto para 26 de janeiro de 2026.
Brener Nunes
Repórter
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins
Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins



