A deputada estadual Claudia Lelis (PV) participou nesta terça-feira, 8, no quartel do Comando Geral do corpo de Bombeiros, do lançamento da nova etapa do projeto Foco no Fogo, uma das principais iniciativas de prevenção e combate às queimadas ilegais no Tocantins. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), reuniu autoridades, representantes de instituições parceiras e lideranças comunitárias, marcando o início de mais uma fase de mobilização ambiental no estado. A primeira-dama e secretária extraordinária de participações especiais, Karynne Soreto, também participou do evento.
Defensora histórica das causas ambientais, Claudia Lelis destacou a importância do projeto e reforçou seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a construção de políticas públicas sustentáveis. “É uma alegria participar mais um ano deste momento tão importante para o Tocantins. O Foco no Fogo tem mostrado que é possível enfrentar o ciclo destrutivo do fogo com educação, prevenção e ação comunitária”, afirmou.
Parceria e união
Durante o evento, a deputada parabenizou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, pelo pioneirismo e pela articulação com quase 30 instituições parceiras que tornam possível a realização das ações em campo. Claudia ressaltou ainda os resultados expressivos da iniciativa, que já impactou cerca de 58 mil pessoas em 90 municípios desde sua criação. Só em 2024, mais de 15 mil tocantinenses foram alcançados em 71 municípios, fortalecendo a cultura da prevenção e da conscientização ambiental.
“É motivo de orgulho saber que o Foco no Fogo já é uma referência nacional. O Tocantins tem mostrado que é possível avançar, mesmo diante dos desafios climáticos cada vez mais severos. O fogo ilegal não é tradição. É uma ameaça à vida, à saúde pública e aos nossos ecossistemas. E é com essa clareza que precisamos agir”, pontuou a deputada.
O secretário Marcello Lelis lembrou que o Fogo no Fogo é o maior programa de educação ambiental do Tocantins. “Levamos informação e orientação para população e aos produtores rurais sobre os malefícios das queimadas para saúde das pessoas e meio ambiente. Trata-se de um projeto de muita relevância, realizado com a união e parceria de mais de 30 entidades, e que está fazendo a diferença na preservação do nosso meio ambiente”, afirmou Lelis.
Contribuição da população
Claudia Lelis também fez um apelo à população para que contribua com a proteção do Cerrado e denunciou práticas que colocam em risco o meio ambiente, especialmente durante o período de estiagem. “A seca que se aproxima não pode mais ser sinônimo de destruição. E é por isso que o Foco no Fogo é tão importante: porque ele antecipa, conscientiza e mobiliza as comunidades”, disse.
Comitê do Fogo
Fazem parte do comitê o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Secretaria da Comunicação (Secom), Prevfogo/Ibama, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, CIOPAER, Energisa, Ruraltins, Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CEMAF/UFT – Campus Gurupi), BP BUNGUE e Defesas Civis Municipais. O projeto também tem apoio da Marinha do Brasil, Detran/TO e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).