“Como as ações de hoje demonstram, estamos firmes em nosso compromisso de acabar com a imigração ilegal e fortalecer a segurança da fronteira dos EUA”, completou Rubio.
Neste domingo, o governo de Donald Trump anunciou que irá suspender a emissão de vistos para colombianos, depois que o presidente Gustavo Petro anunciou que não irá receber voos com deportados diante do tratamento que os imigrantes estão recebendo. A medida ocorre num momento em que o governo do México vetou um voo e o Brasil denunciou violações por parte dos americanos.
A deportação em massa era uma das principais bandeiras da campanha de Trump e, em sua primeira semana, anunciou o envio de mais de 500 estrangeiros, além do destacamento de tropas para as fronteiras.
Na manhã de domingo, Petro anunciou que não aceitaria a chegada de um voo com 160 pessoas.
O colombiano ainda apontou que quer que o tema seja tratado na reunião extraordinária na Assembleia dos estados latino-americanos, que ocorre no dia 30 de janeiro.
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.