SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ceará, Fortaleza e Sport -juntamente com as federações cearense e pernanbucana- protocolaram junto à CBF um pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.
O QUE ACONTECEU
Os clubes defendem que o Torneio Norte-Nordeste “foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada”. O trabalho, que reuniu dirigentes dos três clubes e das duas federações, é conduzido em conjunto desde o segundo semestre de 2023.
O trio apontou o pedido como uma “pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas”. O Sport foi campeão do Torneio Norte-Nordeste em 1968, seguido pelo Ceará (1969) e pelo Fortaleza (1970).
Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro. Trecho do comunicado
Pai de Endrick cita Palmeiras, mas clube não pretende fazer proposta
Endrick perdeu espaço no Real Madrid após lesão e aceitou uma transferência para ter mais minutos; “Palmeiras teria que fazer uma proposta, um projeto”, disse o pai do jogador
Folhapress | 16:36 – 21/10/2025