
Deputadas Vanda Monteiro (UB) e Cláudia Lelis (PV) discursam no evento
Clayton Cristus / HD
Na manhã desta sexta-feira, 28, Palmas recebeu oficialmente a Casa da Mulher Brasileira, um espaço estruturado para acolher e oferecer apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência. Durante a solenidade de inauguração, a deputada estadual Vanda Monteiro (UB) discursou em nome da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), destacando a importância da iniciativa e as políticas públicas voltadas à segurança e proteção das mulheres tocantinenses.
“A Casa da Mulher Brasileira não é apenas um prédio. É um símbolo de acolhimento, respeito e compromisso com aquelas que mais precisam de apoio”, afirmou a parlamentar. Segundo ela, o espaço oferecerá atendimento especializado e serviços integrados para garantir dignidade e autonomia às mulheres.
Vanda Monteiro, que também preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Aleto, citou avanços conquistados pela Legislativo Estadual na aprovação de leis que beneficiam as mulheres, como a que assegura encaminhamento prioritário para vítimas de violência em vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Além disso, ressaltou a lei que garantiu o monitoramento de agressores por tornozeleiras eletrônicas. “O Tocantins está entre os estados contemplados com recursos do Governo Federal para a aquisição desses equipamentos, o que demonstra nosso compromisso com o combate à violência de gênero”, enfatizou.
A parlamentar aproveitou para parabenizar o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, pelo empenho na destinação de mais de meio milhão de reais para fortalecer o monitoramento de agressores. Também fez referência à gestão municipal, elogiando o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e a secretária da Mulher, Solange Duailibe, pela implementação da Casa da Mulher Brasileira.
Durante seu pronunciamento, Vanda Monteiro prestou homenagem à família de Delvania Campelo, moradora de Caseara e vítima de tentativa de feminicídio. “Reafirmo que estamos unidos e vamos lutar por justiça. Não vamos admitir violência contra a mulher. Lugar de agressor é na cadeia”.
Em um gesto de sororidade, a deputada abriu mão de parte de seu tempo para que sua colega Claudia Lelis (PV) também se manifestasse. Claudia enalteceu a gestão do governador e a criação da Secretaria Estadual da Mulher, reforçando a necessidade de continuidade das políticas de proteção feminina.
Com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, Palmas passa a contar com um novo reforço na rede de assistência às mulheres, um marco histórico que simboliza avanços na busca por igualdade e segurança para todas.
Presenças
A solenidade foi prestigiada por representantes de associações civis, gestores públicos estaduais e municipais e autoridades políticas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Palmas e do Tocantins.
Dentre os parlamentares, estiveram presentes o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), acompanhado dos deputados Gipão (PL), dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Mantoan (PSDB), e Valdemar Júnior (Republicanos). Da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, estiveram presentes a senadora Dorinha Rezende (UB) e os deputados federais Alexandre Guimarães (MDB) e Vicentinho Júnior (PP).