Entre os ritos da cerimônia, a Missa de Exéquias é uma celebração destinada aos fiéis que faleceram
O Vaticano deu início aos rituais que precedem o enterro do Papa Francisco na manhã deste sábado (26). O caixão do Papa deixou a Basília de São Pedro por volta das 10 horas (5 horas de Brasília) e deu início à MIssa de Exéquias na Praça São Pedro. Líderes de vários países e pelo menos 150 mil pessoas acompanharam o ritual.
A Missa de Exéquias é um ritual em que a Igreja “oferece pelos defuntos o Sacrifício Eucarístico, memorial da Páscoa de Cristo, eleva orações e faz sufrágios por eles, para que, pela comunhão de todos os membros de Cristo, todos aproveitem os frutos desta liturgia: auxílio espiritual para os defuntos, consolação e esperança para os que choram a morte”. Este ritual também marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), que são os nove dias de luto e orações em honra ao papa Francisco. O decano cadeal Giovanni Battista Re conduziu o Missa de Exéquias do Papa.
Após a Missa de Exéquias, o caixão do Papa Francisco segue em procissão para o sepultamento, que ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maggiore, à qual tinha especial devoção.