
O diretor administrativo da Casa, Antônio Braga Júnior, falou aos estudantes sobre o papel da Aleto
Koró Rocha / HD
A Assembleia Legislativa do Tocantins, por meio da Escola do Legislativo, recebeu cerca de 100 estudantes de três instituições de ensino em uma série de visitas guiadas, voltadas a apresentar o funcionamento do Poder Legislativo, seu papel na sociedade e os bastidores da elaboração das leis.
Durante o percurso, os alunos conheceram setores administrativos, espaços de memória institucional e acompanharam explicações sobre o rito legislativo. A programação incluiu ainda uma passagem pelo plenário, onde os discentes foram recebidos pelo deputado Professor Júnior Geo (PSDB), que conversou com as turmas sobre a importância da participação cidadã.
As três escolas – Colégio Cristo Rei, do município de Pedro Afonso, Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, de Palmas, e Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí – demonstraram alto nível de interesse e participação. Os estudantes fizeram perguntas sobre a rotina parlamentar, o processo de criação das leis e a organização interna da Casa, além de observarem de perto documentos e registros da primeira legislatura, preservados como parte da memória política da Casa de Leis.
Ao final do percurso, os participantes ressaltaram a importância da experiência, que permitiu compreender, de forma prática, como a estrutura legislativa funciona.
“A minha parte preferida foi ter visto toda a organização e [os registros] da primeira legislatura. A gente viu todas as fotos e os monumentos”, conta Maysa Pequeno, de 16 anos, aluna do primeiro ano do Colégio Militar.
A atividade contou ainda, pela primeira vez, com a presença do diretor administrativo da Casa, Antônio Braga Júnior, que acompanhou os estudantes e esclareceu dúvidas ao longo da visita. “Participar desta ação, recebendo os alunos, foi emocionante. Ver a expectativa deles em conhecer nosso trabalho e poder falar sobre isso foi muito prazeroso. É muito importante eles terem esse conhecimento e essa sensibilidade de estar aqui, acompanhar as leis e as discussões que a Assembleia recebe. Acredito que esse exercício eleva a nossa democracia e todo o Estado do Tocantins”, declarou.
Júlio Oliveira, diretor da Escola do Legislativo, setor responsável pela coordenação da atividade, destacou que o interesse crescente das escolas reforça a importância de manter o Parlamento aberto e acessível aos estudantes e à comunidade. “É gratificante ver o engajamento das turmas. Nosso objetivo é proporcionar uma vivência que faça os jovens compreenderem, de forma clara e próxima, como as decisões que afetam o cotidiano da população são construídas”.
Visitas guiadas estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica e podem ser agendadas pelos seguintes contatos: escola.leg.to@gmail.com e (63) 3212-5236 / (63) 9 9989-9756.

