
Tradicionalmente, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo, movimentando diversos setores. Trata-se de uma oportunidade para casais expressarem amor e carinho por meio de gestos românticos, presentes e experiências especiais, fortalecendo o consumo e mantendo viva a tradição.
A expectativa para o Dia dos Namorados em 2025 é otimista. Segundo dados repassados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil à CDL Palmas, 57% dos consumidores entrevistados pretendem presentear na data, o que aponta uma perspectiva de aumento de 10% nas vendas em comparação ao ano anterior.
A pesquisa revelou que os consumidores devem gastar em média R$ 238 com presentes este ano. Os itens mais procurados são: roupas, perfumes, cosméticos e calçados, liderando o ranking de preferências.
Quanto ao comportamento de compra, 38% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo que no ano passado, enquanto 33% devem gastar mais e 16% menos. Entre os que vão desembolsar mais, 62% afirmam que desejam comprar um presente melhor, 35% apontam o aumento dos preços como justificativa e outros 35% disseram ter tido melhoria na renda mensal.
Em relação ao local de compra, a preferência ainda é pelas lojas físicas, com 57% dos consumidores optando por esse formato. Os principais locais citados foram shopping center (21%), shopping popular (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%). Já 36% pretendem realizar suas compras pela internet. Os fatores mais relevantes na escolha do ponto de compra incluem qualidade do produto (28%), perfil do presenteado (19%), desejo do presenteado (15%) e preço (11%).
Esses dados acendem um alerta para os comerciantes locais, considerando que o Tocantins ainda não conta com grandes lojas online capazes de atender a essa demanda. Segundo levantamento realizado pela CDL Palmas junto aos empresários, a maior preocupação é a concorrência com o comércio eletrônico, especialmente com os marketplaces, que acabam absorvendo uma grande parcela dos consumidores e representam um desafio significativo para o comércio local.
Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, o Dia dos Namorados é uma data de grande importância para o comércio local. A orientação que ele leva aos empresários é clara:
“Utilizem os meios de comunicação para divulgar seus produtos e criar opções que facilitem a escolha dos presentes”, destaca.
Silvan ressalta que muitos consumidores — especialmente os homens — têm dificuldade na hora de escolher o presente ideal para suas parceiras. Por isso, é fundamental que o comércio esteja preparado, oferecendo atendimento direcionado, kits personalizados e sugestões criativas, facilitando a decisão de compra e melhorando a experiência do cliente.
Diego Alencar Rodrigues
Fonte: Comunicação CDL Palmas