
Um fato inusitado e delicado chamou atenção de motoristas que trafegavam pela BR-153, na altura do município de Rio dos Bois, região central do Tocantins, na tarde dessa terça-feira, 3. Um caixão com um corpo caiu de um carro funerário no meio da rodovia após o veículo passar por um quebra-molas.
Segundo testemunhas, o motorista não percebeu o incidente de imediato e seguiu viagem. Minutos depois, retornou ao local e recolheu a urna funerária, que estava no acostamento, com uma coroa de flores sobre a tampa e ainda presa a uma cinta de segurança e suporte metálico.
Vídeos do momento, gravados por curiosos e divulgados nas redes sociais, mostram o caixão intacto à margem da pista, enquanto o pôr do sol ilumina o trecho da rodovia.
Empresa diz que urna estava amarrada corretamente
Em entrevista, o proprietário da funerária responsável, Willian Mendes, explicou que o caixão saiu de Palmas, mas evitou revelar o destino para preservar a identidade da família enlutada. Segundo ele, a urna estava devidamente travada e amarrada com os equipamentos exigidos, e o caso será apurado tecnicamente.
“A tampa estava travada e a urna amarrada com cinta de segurança. O que pode ter acontecido é que, ao passar pelo quebra-molas, a cinta cedeu ou o gancho de fixação se soltou. Isso pode ter empurrado a tampa do carro, que acabou se abrindo”, disse.
Willian calcula que o tempo entre a queda e a recuperação da urna tenha sido de no máximo 30 minutos, com base nos vídeos gravados por testemunhas.
Empresa planeja reforçar segurança
O empresário lamentou o ocorrido e anunciou que irá reforçar os protocolos da empresa, inclusive com a instalação de cancelas internas nos veículos funerários, para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.
Nota oficial
“A Funerária Pax Palmas lamenta profundamente o ocorrido. Ressaltamos que todas as medidas de segurança haviam sido tomadas, mas a cinta de amarração cedeu, ocasionando a abertura da tampa traseira e a queda da urna. Informamos que o incidente está sendo rigorosamente apurado em conjunto com os fabricantes do veículo e dos equipamentos, para adoção de medidas corretivas”, diz a nota divulgada pela empresa.