A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) presidirá uma subcomissão especial para debater a proposta do fim da escala de trabalho 6×1, na qual o descanso remunerado ocorre apenas aos domingos.
A parlamentar é autora da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe a adoção de uma jornada de 36 horas semanais, dividida em quatro dias de trabalho e três de descanso, e o fim da escala 6×1.
A subcomissão foi criada nesta terça-feira (7) pela Comissão de Trabalho da Casa, presidida pelo deputado Leo Prates (PDT-BA). O colegiado prevê a realização de audiências públicas temáticas e seminários para discutir a mudança na jornada dos trabalhadores.
“Estamos diante de uma das mais urgentes e transformadoras pautas do mundo do trabalho”, afirma Hilton. “O modelo 6×1 adoece, precariza e retira da classe trabalhadora o direito ao convívio social e ao descanso. Nossa tarefa é atualizar a legislação brasileira”, diz ainda.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI, MANOELLA SMITH e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.