Quando Elon Musk comprou o X (antigo Twitter) em 2022, ele prometeu criar um refúgio para a liberdade de expressão e se autodenominou um “absolutista da liberdade de expressão”.
Os críticos temiam que Musk usasse seu controle sobre o aplicativo para escolher seus favoritos, ampliando vozes que ele admirava enquanto suprimia pessoas ou tópicos que detestava.
O New York Times encontrou três usuários de extrema-direita no X —Anastasia Maria Loupis, Laura Loomer e Owen Shroyer— que se desentenderam com Musk em dezembro, apenas para ver o alcance que tinham na plataforma social praticamente desaparecer da noite para o dia.
As contas são os sinais mais evidentes até agora de que Musk ou outros na empresa têm o poder de punir críticos e que podem estar dispostos a usá-lo, assustando defensores da liberdade de expressão que esperavam que o bilionário fosse seu defensor.
“Isso vai contra o tipo de ambiente que ele afirmou querer construir”, disse Ari Cohn, o principal conselheiro de política tecnológica da Fundação para Direitos Individuais e Expressão, um grupo de defesa da liberdade de expressão. “Não fique aí se cobrindo com a liberdade de expressão e depois faça coisas assim.”
Não está claro o que exatamente aconteceu com as três contas que se desentenderam com Musk no final de dezembro. Dezenas de outros usuários também disseram que suas contas foram afetadas após criticarem o bilionário, mas o Times analisou dados dessas contas e não encontrou evidências claras de que sua visibilidade foi severamente impactada.
Como em qualquer rede social, os algoritmos que controlam a distribuição de uma publicação —e os dados que alimentam essas decisões— são impossíveis de serem examinados por pessoas de fora.
Folha Mercado
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Musk ofereceu várias pistas sobre o que aconteceu, escrevendo no X durante a disputa que se contas poderosas bloqueassem ou silenciassem outras, seu alcance seria drasticamente limitado.
Musk é o usuário mais popular do X com mais de 219 milhões de seguidores, então suas ações para bloquear ou silenciar usuários podem ter influência significativa.
Ele também sugeriu que poderia expulsar alguns usuários do programa premium do X, que aumenta a visibilidade dos assinantes pagantes. Isso reduziria o alcance desses usuários e os impediria de ganhar dinheiro no X.
Um porta-voz do X recusou-se a comentar. Em uma publicação sobre suas políticas de moderação, a empresa escreveu que tinha várias ferramentas para limitar a visibilidade de publicações ou usuários, mas que “não bloqueia, limita ou remove conteúdo com base nas visões ou opiniões de um indivíduo”.