
Mensagem foi lida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes
Clayton Cristus / HD
A mensagem anual do Executivo, apresentada nesta terça-feira, 3, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), teve como foco central a consolidação da estabilidade político-institucional e os recordes econômicos do Estado. O documento, lido pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, projeta um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 80,9 bilhões e uma safra histórica de grãos.
O ato marcou o início da 4ª sessão legislativa da 10ª legislatura. Na mensagem enviada aos deputados, o governador enfatizou que o Tocantins superou as circunstâncias adversas enfrentadas em 2025, garantindo o “restabelecimento da estabilidade político-institucional e da continuidade administrativa”.
O balanço apresentado evidencia resultados expressivos na economia e produção. A estimativa é que a safra 2025/2026 estabeleça um novo recorde, atingindo a marca de 9,5 milhões de toneladas de grãos. Segundo o Executivo, esses números refletem um Estado em processo de consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de emprego e renda.
O texto também detalha avanços em áreas como sustentabilidade fiscal, governança, serviços essenciais e obras estruturantes, além de apresentar indicadores positivos na Educação, Saúde e Segurança Pública.
Compromisso
Ao concluir a mensagem, o governador reafirmou as diretrizes de sua gestão: “Governar com responsabilidade, transparência e dedicação ao interesse público, em permanente diálogo com os Poderes do Estado e com as demais instituições públicas, com foco no desenvolvimento e no bem-estar da população tocantinense, tendo o equilíbrio fiscal e a responsabilidade social como âncoras da ação governamental”, destacou o documento.

