Com a proximidade das festividades de fim de ano, ocorre um aumento expressivo no tráfego de veículos. Essa movimentação intensa de pessoas em viagens, compras ou confraternizações ampliam os riscos de acidentes e o cometimento de infrações de trânsito. Em resposta a esse cenário, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), na cidade de Porto Nacional, iniciou nesta quarta-feira, 04, a “Operação Paz no Trânsito Festa Segura”. A operação será realizada dentro da Operação Boas Festas da PMTO, para intensificar a fiscalização no trânsito com o objetivo de prevenir acidentes, reduzir crimes de trânsito e garantir a segurança de todos os usuários das vias.
Execução da Operação
A Operação, que acontece entre os dias 04 de dezembro deste ano a 06 de janeiro de 2025, terá as abordagens a condutores e veículos intensificadas por meio de bloqueios e blitz educativas e repressivas nas cidades e rodovias da área do 5º BPM. Esta ação será realizada em parceria com instituições como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Guarda Municipal. Todos os motoristas abordados com veículo em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sem os documentos obrigatórios para condução de veículos automotores, realizando manobras ilegais, com capacidade psicomotora alterada (embriaguez), serão responsabilizados segundo a legislação.
No que tange a responsabilização e confecção de procedimentos, já tem sido intensificado na área do 5º BPM a confecção de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) para pais ou responsáveis por permitir/entregar a direção de veículo automotor para pessoas inabilitadas ou menores de idade, tendo em vista, o grande número em circulação de condutores inabilitados.
Foco da Operação
O 5º Batalhão registrou, entre o mês de outubro até a data do lançamento desta operação, 86 acidentes de trânsito, desses, 40 acidentes foram com vítimas lesionadas e seis óbitos ocorreram em decorrência desses acidentes. Diante destes números, a operação terá seu foco direcionado principalmente para: condução sob influência de álcool ou drogas, rachas, corridas ilegais e direção perigosa, direção sem habilitação ou com documentação irregular, veículos alterados fora dos padrões determinados pelo CTB e outros.
“Reforçar a fiscalização no trânsito durante as festas de fim de ano é essencial para preservar vidas e manter a ordem pública. Ao agir com rigor contra infrações e crimes de trânsito, a polícia cumpre seu papel de proteger a sociedade, garantindo que o período festivo seja marcado por celebrações seguras e tranquilas”, destaca o comandante do 5º Batalhão, Tenente-Coronel José Batista Freitas Júnior.