
O senador Eduardo participa, nesta semana, do I Fórum de Buenos Aires, um evento idealizado pelo ministro Gilmar Mendes e pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).
Inspirado no prestígio do tradicional Fórum de Lisboa, que em 2025 chega à sua 13ª edição, o novo encontro nasce com o propósito de ampliar o diálogo e a cooperação entre países da América do Sul, fortalecendo pontes institucionais e acadêmicas em torno de temas fundamentais para o futuro da região.
O Fórum de Buenos Aires se consolida como um espaço de reflexão e troca de experiências entre lideranças políticas, jurídicas, acadêmicas e institucionais, que se reúnem para discutir os grandes desafios contemporâneos sob uma perspectiva regional e global — do fortalecimento jurídico e econômico à consolidação democrática e institucional.

Gomes discutiu sobre Regulação e fomento da IA: Desafios para autonomia tecnológica e Governança Ética.
Durante o painel em que esteve presente, o senador Eduardo acompanhou debates de alto nível com importantes nomes do cenário jurídico e político, entre eles:
• Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal e idealizador do evento;
• Ricardo Villas Bôas Cueva, Ministro do Superior Tribunal de Justiça;
• Laura Schertel Mendes, Diretora do Centro de Direito, Internet e Sociedade do IDP e professora do IDP e da UnB;
• Floriano Azevedo Marques Neto, Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e professor titular da Faculdade de Direito da USP;
• Domingos Farinho, professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa;
• Samara Castro, Chefe de Gabinete da Secretaria de Comunicação Social;
• Estela Aranha, Ministra do Tribunal Superior Eleitoral.
A moderação ficou a cargo de Victor Oliveira Fernandes, conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e professor do IDP.

A presença do senador Eduardo reforça o compromisso do parlamento brasileiro com o diálogo internacional, a cooperação acadêmica e o fortalecimento institucional da América do Sul. O evento representa mais um passo na integração entre o Brasil, a Argentina e demais países da região, com foco na construção de políticas e instituições mais sólidas, modernas e democráticas.

