Neste mês de novembro, Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, tem promovido uma importante campanha de saúde voltada à prevenção do câncer de próstata, com ações alusivas ao Novembro Azul, que estão sendo realizadas em diversas Unidades Penais do Estado, alertando custodiados sobre a importância da detecção precoce e do cuidado com a saúde masculina.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, reforçou que esta é mais do que uma simples campanha de saúde. “Esta ação representa o compromisso da Polícia Penal com o cuidado e a dignidade de todos os privados de liberdade. Sabemos que muitas vezes, o acesso à saúde nas unidades prisionais pode ser um desafio, no entanto, ações com a realização de exames preventivos e a orientação sobre o câncer de próstata, reafirmam nosso compromisso com a saúde integral de todos que estão sob nossa custódia”, destacou o superintendente.
A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso, que idealizou e acompanhou de perto todas as ações, destacou a relevância da promoção da dignidade dos custodiados. “A Gerência está constantemente desenvolvendo iniciativas de saúde para as pessoas privadas de liberdade, reafirmando seu compromisso com o bem-estar físico e emocional desses indivíduos, ao mesmo tempo em que fortalece seus direitos e dignidade”, afirmou.
Unidade Penal Regional de Paraíso
A campanha teve início no dia 7 de novembro, com uma ação significativa na Unidade Penal Regional de Paraíso. Lá, 11 homens em privação de liberdade passaram por exames de ultrassonografia para a detecção de possíveis problemas relacionados à próstata. Além dos exames, foi realizada uma palestra educativa sobre saúde integral do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata. Durante o evento, os custodiados foram conscientizados sobre a importância de cuidados regulares e de rotina, principalmente após os 45 anos.
A ação em Paraíso, marcou o início de um ciclo de atendimentos que se estenderá até o final de novembro, quando todos os homens privados de liberdade das regionais do Sistema Penal serão atendidos. O objetivo é garantir que mais pessoas tenham acesso aos exames preventivos e recebam as orientações.
Unidade Penal Regional de Guaraí
No dia 11 de novembro, a campanha que seguiu para a Unidade Penal Regional (UPR) de Guaraí, mobilizou uma nova ação de prevenção ao câncer de próstata. Na ocasião também foram realizados exames de ultrassonografia em 15 reeducandos com 45 anos ou mais, além de um atendimento adicional para uma servidora da Unidade que também aproveitou a oportunidade para realizar a ultrassonografia abdominal. Ao todo, 16 atendimentos foram realizados.
O chefe da Unidade, Adriano Almeida, comemorou o alcance dos atendimentos. “Celebramos a ação de Novembro Azul aqui em nossa Unidade. Este mês, dedicado à saúde do homem, nos proporciona uma oportunidade única de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Sabemos que a saúde é um bem precioso e que a prevenção é sempre o melhor remédio”, enfatizou.
Unidade Penal de Colméia
Ainda no dia 11, no período vespertino, a ação se estendeu à Unidade Penal de Colmeia, onde também foram realizados exames de ultrassonografia em 11 custodiados. Após a realização dos exames, foram repassadas informações importantes sobre o câncer de próstata e a relevância da prevenção e detecção precoce.
A ação foi complementada com um momento de fé através de palavras de incentivo e oração para os custodiados.
Unidade Penal de Porto Nacional
Na última quinta-feira, 14, os atendimentos ocorreram na Unidade Penal de Porto Nacional, com a oferta de exames a 10 homens privados de liberdade. Durante a ação, o médico Osvaldo Neto, que foi o responsável pelas orientações sobre a temática em todas as Unidades, realizou uma fala esclarecedora sobre a importância dos exames preventivos voltados à saúde do homem, destacando como a detecção precoce pode fazer a diferença no tratamento de doenças, como o câncer de próstata.
“O médico esteve aqui e nós fomos atendidos, fizemos o exame de ultrassom através do aparelho, e isso é muito importante para nós, porque é uma prevenção que estamos fazendo para evitar um câncer que pode ser irreversível. Então a gente fica muito feliz por estar sendo atendido e tomando essas providências para que não aconteça o pior para nenhum de nós”, relatou o custodiado de 62 anos, que passou pelo atendimento médico.
Ao longo do mês, mais ações serão realizadas garantindo que todos os homens privados de liberdade recebam o atendimento necessário.