
A capital tocantinense recebe nesta sexta-feira, 31, a abertura da exposição “Maniò – ReflorestarMentes”, no Ateliê Raízes Criativas (108 Norte). A mostra reúne obras de arte de 12 povos indígenas brasileiros, uma exposição etno-fotográfica inédita da fotógrafa Giulliane Martins, além de exibições audiovisuais que mergulham na cosmogonia dos povos originários.

Realizado pela RAKA Comunicações em parceria com o Circulus – Instituto de Economia Criativa e Instituto Muhda, o evento é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, Edital PNAB nº 016/2024/FMC/FCP da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura de Palmas, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A abertura para a imprensa e convidados acontece dia 30 de outubro, às 19h, e a abertura ao público será no dia 31, no mesmo horário.

Lançamento do videoclipe “Uturá Lysina – Festa do Peixe”
Um dos momentos mais esperados é o lançamento do videoclipe “Uturá Lysina – Festa do Peixe”, gravado na Aldeia Karajá Xambioá, em Santa Fé do Araguaia, e dirigido por Marco Aurélio Jacob. A canção é assinada por mamedkarin e Adão Ytxeo Karajá, e interpretada por mamedkarim e os guerreiros Karajá Xambioá.

“A motivação veio de um convite e de uma provocação mágica dos próprios Karajás. Isso é maravilhoso. É uma alegria poder retribuir em forma de música e arte o carinho que recebemos deles”, afirmou o compositor mamedkarin, que há anos mantém parceria com comunidades indígenas do Tocantins, em seu trabalho como músico e guia turístico.

O artista relembra que a relação com os povos originários começou em 2015, durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, quando compôs a música “Jogos da Paz”, trilha sonora do evento. “Desde aquele momento, eu me senti tocado pela força e pela beleza do movimento indígena. De lá para cá, essa relação só cresceu”, disse.
“Um sonho que se torna realidade, unir as artes visuais, que estão na fotografia, no grafismo e nos artefatos Iny Karajá e em sua cosmogonia mitológica ancestral, através do mito do estrela Tainaky, que desce para se casar com a bela indígena e ensina a fazer a roça, e a música “Uturá Lysina” Festa do Peixe, de mamedkarim e do Prof. Adão Ytxeo Karajá. Sem dúvida nenhuma, uma honra que pude fazer parte e agora mostrar ao grande público a riqueza cultural que um de nossos povos originários tem para mostrar e enriquecer ainda mais a cultura brasileira!” Ressalta o diretor do videoclipe Marco Aurélio Jacob, sócio fundador da Gazeta do Cerrado.
Cultura, turismo e economia criativa em harmonia
Para o produtor Marco Aurélio Jacob, a mostra simboliza um novo ciclo de valorização cultural e desenvolvimento sustentável.
“ReflorestarMentes é mais do que uma exposição: é um convite para reconectar-se com a origem. A arte dos povos indígenas, originários, nos ensina sobre equilíbrio, pertencimento e futuro. Além de ser a única arte verdadeiramente originária do Brasil”, destacou.
O evento reforça o papel da cultura como vetor de fortalecimento do turismo e da economia criativa, atraindo público diverso e profissionais de várias áreas artísticas e acadêmicas.
Venha viver uma noite de arte, ancestralidade e música!
Curadoria: Anselmo Dutra
Produção: Marco Aurélio Jacob
Serviço
A programação inclui:
Evento: Exposição Maniò – ReflorestarMentes
Lançamento do videoclipe Uturá Lysina – Festa do Peixe Karajá-Xambioá, do artista Mamedkarin
Pocket show de lançamento do álbum Tropicatira Vol. II, da banda Bonovo
Pocket show da Masterholic
Abertura ao público: 31 de outubro, às 19h
Local: Ateliê Raízes Criativas – 108 Norte, Al. 12, nº 38, Palmas (TO)
Classificação: Livre
Informações: (63) 98115-9796
Realização: RAKA Comunicações, Circulus – Instituto de Economia Criativa
Fundação Cultural de Palmas | Prefeitura de Palmas | MinC | Governo Federal | PNAB
Apoio Cultural: Gazeta do Cerrado e Masterholic
Um encontro de culturas, sons e saberes que celebram a força criativa dos povos originários e da arte contemporânea tocantinense.
Ficha técnica do videoclipe “Uturá Lysina”
Composição da musica Uturá Lysina: @mamedkarin e @professor_ytxeo
Roteiro e Direção: @marcojacobbrasil
Produção: @kundionan_karaja
Técnica de Som, Co Produção e Fotografia: @masterholic.studios
(MASTERHOLIC STUDIOS)

