Com um investimento de cerca de R$ 20 milhões, as obras do aeródromo São Félix, na região do Jalapão, atingiram 78% de execução. A informação foi divulgada pelo governo do Tocantins.
A construção começou em fevereiro deste ano e, assim que for concluída, com previsão para dezembro, poderá receber aviões de pequeno e médio porte. O objetivo, segundo o governo, é fomentar o turismo e a economia na região, facilitando o acesso dos visitantes ao Parque Estadual do Jalapão, um dos principais pontos turísticos do estado.
Até o momento, foram realizadas as seguintes etapas da obra: nivelamento do terreno; preparação do solo e das camadas da pista e das outras áreas para pavimentação; construção da base do hangar, destinado ao abrigo de aeronaves; instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); fundações do terminal de passageiros; construção de pilares, vigas, paredes, parte das instalações hidráulicas e sanitárias.
A obra segue com a etapa de aplicação do asfalto, reboco das paredes do terminal de passageiros e da montagem da estrutura metálica do hangar, seguindo para a aplicação do asfalto usinado a quente.
“É uma obra estratégica, que fortalece a integração da região, amplia o acesso ao Jalapão e contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo e da economia local. A Ageto segue empenhada em garantir a qualidade e a celeridade dessa entrega, prevista para dezembro deste ano”, comentou o presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Antônio Trabulsi Sobrinho.
Concepção artística do aeródromo de São Félix — Foto: Governo do Tocantins/Divulgação
A Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Seinf) autorizou a construção do aeródromo em 2023 e a ordem de serviço foi assinada em dezembro de 2024.
Em fevereiro do ano seguinte, a construção começou a sair do papel, e é realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Caixa Econômica Federal.

