A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (União Brasil), divulgou nesta segunda-feira, 20, um vídeo em suas redes sociais relatando a preocupação com a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo ela, o município registrou uma redução entre 10% e 11% nas transferências do tributo estadual, o que representa quase R$ 15 milhões a menos na receita de 2025.
Josi afirmou que esteve pessoalmente na Secretaria de Estado da Fazenda, onde se reuniu com o secretário Jairo Mariano para apresentar um pedido de reavaliação dos critérios de repasse do ICMS aos municípios. “Essa redução tem causado sérios impactos no nosso trabalho e no dia a dia da administração. Viemos pleitear que a pasta reveja o caso de Gurupi, porque essa diferença entre um ano e outro é bastante expressiva”, declarou.
A prefeita também mencionou que o município foi afetado por queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tornando a situação fiscal ainda mais desafiadora. “Estamos vivendo uma crise real”, disse. “Essas perdas de arrecadação têm nos obrigado a agir com austeridade, cortar gastos e adiar projetos e eventos previstos para este ano, sempre respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.”
De acordo com Josi Nunes, a gestão precisou tomar medidas como exonerações, suspensão de contratos e reavaliação de investimentos públicos. A prefeitura afirmou que o objetivo agora é manter o equilíbrio financeiro e assegurar a continuidade dos serviços essenciais.
A queda do ICMS afeta também outros municípios tocantinenses, que têm relatado dificuldades similares. O governo estadual, por sua vez, avalia ajustes nas fórmulas de repasse e distribuição da arrecadação para mitigar os impactos sobre as prefeituras.