Implantado em 2022, o programa ‘Hospital Seguro para a Pessoa Idosa’, do Hospital Regional de Araguaína (HRA), comemora os avanços alcançados, como a redução do tempo médio de permanência hospitalar e rotinas hospitalares em sintonia da equipe multidisciplinar. O Hospital do Coração (Hcor), em visita na terça-feira, 12, destaca que o HRA preenche os requisitos e atende às necessidades específicas da população idosa.
A especialista do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), Juliana Invenção, destacou que o tempo médio de permanência hospitalar no HRA era de 21 dias, agora são 15, o que corresponde 28,6%. “A meta era uma redução de 10% e tivemos um resultado muito maior. O HRA é sinônimo de superação, foram muitos desafios para a implementação do programa, não é fácil introduzir novas rotinas assistenciais, mas, toda a equipe está de parabéns. Conseguimos um indicador muito importante, que é o indicador de redução do tempo de permanência hospitalar, então, temos muito que comemorar as conquistas de assistência ao idoso”.
“Estamos realizando o fechamento de um ano e meio do projeto e estamos muito felizes por termos alcançado resultados realmente positivos em relação à qualidade de atendimento ao idoso, juntamente com a equipe multidisciplinar e direção do hospital”, disse a médica geriatra, Dra Ana Cláudia Vasconcelos.
O diretor técnico do HRA, Luis Fernando, pontuou a importância do cuidado com o idoso. “Vamos manter o programa e difundir em outras alas do hospital como na neurologia e ortopedia, por exemplo, onde temos muitos idosos, e que precisam desses cuidados específicos”.
“Vemos o cuidado da criança, o cuidado da mulher, e o idoso? Nem sempre vemos este cuidado e ele está presente dentro da unidade, com grande taxa de ocupação, então, este projeto é muito importante e precisamos fazer com que, se estenda e transforme em um serviço ainda maior dentro da unidade”, completou a diretora geral do HRA, Cristiane Uchoa.
Proadi-SUS
A implementação do projeto ocorreu em maio de 2022. O HRA competiu com 34 hospitais do Brasil e foi um dos selecionados pelo Ministério da Saúde (MS). Durante a execução do projeto, a equipe passou por várias capacitações com profissionais da Associação Beneficente Síria e Hospital do Coração (Hcor), que são os coordenadores do projeto no Brasil.
O HRA é o único na região Norte, referência no Tocantins, multiplicador deste modelo de atenção à pessoa idosa hospitalizada, para os demais hospitais da região. Entre agosto de 2022 e novembro de 2023, já foram rastreados 704 idosos e 500 considerados frágeis estão sendo acompanhados pelo projeto.
por Gláucia Mendes
O post Hospital Regional de Araguaína tem bons resultados com o Programa Hospital Seguro Para a Pessoa Idosa apareceu primeiro em .